O quarto dia da natação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago acabou com quatro medalhas para o Brasil nas águas do Centro Acuático — um ouro, com o revezamento 4x200m masculino, uma prata, com as meninas na mesma prova, e dois bronzes, com Gabrielle Roncatto nos 400m medley e com Brandon Almeida na prova masculino.
Depois de passar em branco nos 50m livre masculino e feminino, os brasileiros subiram ao pódio pela primeira vez com Gabrielle Roncatto nos 400m medley. Depois de abrir os primeiros metros na segunda posição, a atleta da Unisanta oscilou entre a quarta e a quinta posição, mas nas últimas braçadas conseguiu garantir o bronze para o Brasil. Nathalia Almeida também disputou a prova, mas acabou na quinta colocação.
Depois de ser terceira, Gabi ainda subiu ao pódio mais uma vez, mas no revezamento, ao lado de Maria Fernanda Costa, da própria Nathalia e de Stephanie Balduccini. O quarteto acabou atrás apenas das atletas dos Estados Unidos.
— Eu acho que foi um revezamento muito bom, a gente chegou perto do recorde sul-americano da prova, e é um revezamento muito jovem, então eu fico bem feliz. Acho que tá todo mundo aqui feliz, a gente quer melhorar mais. Brigamos com os Estados Unidos até o final, brigamos com o Canadá e a gente trouxe a prata, então a gente tá bem satisfeita — disse Gabrielle.
A dobradinha de medalhas nos 400m medley e no revezamento também veio no masculino. Primeiro, Brandon Almeida cresceu nos últimos 25m de prova e ficou com o bronze, atrás apenas do americano Jay Litherland e do canadense Collyn Gagne. O brasileiro fez a prova em 4min18seg74.
— Medalha, bater entre os três, hoje o meu objetivo era esse. Tentar conquistar a minha terceira medalha de Jogos Pan-Americanos e graças a Deus, graças a todo o batalhão que está por trás de mim, graças a toda a torcida, eu consegui. É uma honra (conquistar mais uma medalha). Fico muito feliz de estar representando o meu país e colocando pela terceira vez no pódio dessa prova dos 400m medley, que tem muita tradição — disse Brandon na zona mista do Centro Acuático.
Na última prova desta terça-feira (24), o único ouro brasileiro no dia. No revezamento 4x200m, o Brasil não saiu do pódio em nenhum dos segundos da prova. Murilo Sartori abriu a prova e fez a passagem dos primeiros 200m na liderança. Breno Correia foi ultrapassado pelos norte-americanos nos 150m, mas deixou o Brasil na liderança. Medalhista de bronze em Tóquio nos 200m livre, o gaúcho Fernando Scheffer recuperou a primeira colocação e entregou para Guilherme Costa, o Cachorrão. Ouro em Santiago nos 800m, ele até sofreu a pressão dos Estados Unidos, mas soube administrar a vantagem de estar acostumado a nadar uma prova mais longa. Sobrando fôlego, bateu na frente e garantiu mais um ouro ao Brasil no Chile.