A primeira semana da temporada da NFL foi marcada por resultados surpreendentes. Logo na abertura, o Detroit Lions venceu o atual campeão Kansas City Chiefs. Já no domingo, com 14 jogos disputados, franquias favoritas não superaram os adversários teoricamente mais fracos.
Apesar de alguns resultados terem sido expressivos, em quatro partidas a diferença foi menor de três pontos, sendo duas com um ponto separando a franquia vencedora da perdedora. A maior discrepância ocorreu no Sunday Night Football, com o Dallas Cowboys vencendo os rivais New York Giants por 40 a 0.
Em alguns casos, jogadores que são considerados os melhores da liga não vão entregar o que deles se espera. Em outros, equipes mais fracas vão conseguir terão desempenho inesquecível contra adversários superiores. Assim funciona a NFL.
Os destaques positivos
Se havia dúvidas em relação ao desempenho de Brock Purdy como quarterback titular do San Francisco 49ers, elas foram deixadas de lado. A vitória de 30 a 7 sobre o Pittsburgh Steelers passou diretamente pelas mãos dele. Foram 220 jardas passadas, 2 touchdowns — ambos recebidos por Brandon Aiyuk — e tranquilidade para o restante da equipe fazer o que sabe.
A defesa dos 49ers foi dominante, Christian McCaffrey correu 152 jardas — 65 só no touchdown marcado — e qualquer lembrança de Jimmy Garoppolo e Trey Lance desapareceu.
No melhor jogo do domingo, o Miami Dolphins venceu o Los Angeles Chargers por 36 a 34. Destaques para essa partida são diversos, mas a dupla Tua Tagovailoa e Tyreek Hill resolveu decidir o duelo.
O quarterback teve 466 jardas aéreas — terceira melhor marca de um jogador durante a Semana 1 da NFL, atrás de Tom Brady (517) e Dan Marino (473) — e lançou para três touchdowns. Dois deles foram nas mãos do wide receiver, que finalizou o jogo com 11 recepções para 215 jardas.
Na primeira temporada sem Brady como quarterback, o Tampa Bay Buccaneers teve Baker Mayfield como titular. Mesmo contestado, ele foi importante para a vitória de 20 a 17 sobre o Minnesota Vikings, que era considerado favorito antes da partida. O quarterback, que está na sua quarta equipe em sete anos na NFL, mostrou segurança com a bola na mão e conseguiu lançar para dois touchdowns.
A era Jordan Love no Green Bay Packers começou oficialmente, e de maneira positiva. O quarterback, que substituiu Aaron Rodgers, teve 245 jardas e lançou para três touchdowns na vitória contra o Chicago Bears por 38 a 20.
Mesmo sem bons wide receivers para ajudá-lo, Love soube distribuir passes seguros e evitou erros — comuns para quarterbacks jovens —, mesmo com a pressão de substituir um grande ídolo e enfrentar o maior rival na primeira rodada.
Calvin Ridley perdeu a temporada de 2022 por envolvimento em apostas esportivas e recebeu um suspensão da NFL. Ele saiu do Atlanta Falcons e teve como destino o Jacksonville Jaguars, onde chegou com status de principal alvo de Trevor Lawrence.
Logo na primeira partida pela nova equipe, Ridley anotou o primeiro touchdown na vitória de 31 a 21 contra o Indianapolis Colts. Além disso, teve oito recepções para 101 jardas, mostrando que o tempo parado não atrapalhou o talento sempre demonstrado pelo recebedor.
Os destaques negativos
O quarterback Joe Burrow se tornou o jogador mais bem pago da NFL na última semana. O astro do Cincinnati Bengals assinou por cinco anos e vai receber US$ 275 milhões no período, sendo US$ 55 milhões por temporada — o mesmo valor que Messi recebe no Inter Miami na MLS.
No entanto, na primeira partida com o novo contrato, Burrow ficou apagado e não conseguiu evitar a derrota de 24 a 3 para o Cleveland Browns. É verdade que o quarterback estava voltando de uma lesão na panturrilha que o tirou dos treinos por algumas semanas, mas era esperado mais de um jogador do talento dele, ainda mais pelos valores que recebe.
O Denver Broncos trocou de treinador para a temporada atual e investiu na experiência de Sean Payton. Ele promoveu algumas mudanças na equipe e prometeu desempenhos melhores em relação ao último ano. No entanto, na primeira partida, a derrota por 17 a 16 para o Las Vegas Raiders preocupou.
O ataque não rendeu o esperado, mesmo com os dois touchdowns lançados por Russell Wilson, mas o que custou a vitória foram erros do kicker. Will Lutz chegou aos Broncos recentemente, após ser trocado com o New Orleans Saints — equipe que era treinada por Payton. O chutador, entretanto, errou um field goal (que vale três pontos) e um extra point (vale um), que pelo menos empataria o jogo.
O Tennessee Titans foi derrotado para o New Orleans Saints por 16 a 15. A partida foi equilibrada e com erros para as duas equipes. No entanto, o quarterback Ryan Tannehill, dos Titans, foi interceptado três vezes e não lançou nenhum touchdown.
O jogo dele foi um dos piores da rodada e levanta uma dúvida sobre a titularidade para o restante da temporada. Os reservas são mais jovens, sendo um deles Will Levis — escolha de segunda rodada do último Draft —, e testes podem começar a ser feitos caso Tannehill repita desempenhos como o de domingo.
Seattle era considerado favorito no jogo contra o Los Angeles Rams. No entanto, a derrota por 30 a 13 escancarou defeitos defensivos da equipe. Mesmo com reforços e bons jogadores, a defesa dos Seahawks não conseguiu parar o quarterback Matthew Stafford, com 334 jardas, e o jogo terrestre dos adversários, que foi responsável por três touchdowns.
No último jogo do domingo, um massacre inexplicável. O Dallas Cowboys fez 40 a 0 no New York Giants, em pleno MetLife Stadium, e expôs diversos erros da equipe. Em 2022, o quarterback Daniel Jones protegeu bem a bola e cometeu poucos turnovers. Porém, contra os Cowboys foram duas interceptações e um desempenho pífio.
A defesa de Dallas foi intensa e engoliu o ataque dos Giants. Sem conseguir esboçar reação, o placar só não foi maior porque os Cowboys tiraram o pé no final da partida.
Resultados do domingo
- Cleveland Browns 24 x 3 Cincinnati Bengals
- Baltimore Ravens 25 x 9 Houston Texans
- Minnesota Vikings 17 x 20 Tampa Bay Buccaneers
- Atlanta Falcons 24 x 10 Carolina Panthers
- Washington Commanders 20 x 16 Arizona Cardinal
- New Orleans Saints 16 x 15 Tennessee Titans
- Pittsburgh Steelers 7 x 30 San Francisco 49ers
- Indianapolis Colts 21 x 31 Jacksonville Jaguars
- Los Angeles Chargers 34 x 36 Miami Dolphins
- Denver Broncos 16 x 17 Las Vegas Raiders
- New England Patriots 20 x 25 Philadelphia Eagles
- Seattle Seahawks 13 x 30 Los Angeles Rams
- Chicago Bears 20 x 38 Green Bay Packers
- New York Giants 0 x 40 Dallas Cowboys
A primeira rodada da NFL termina nesta segunda (11), com o duelo entre Buffalo Bills e New York Giants.