A abertura da temporada 2023/2024 da NFL teve uma surpresa. O Detroit Lions venceu o atual campeão do Super Bowl Kansas City Chiefs, em pleno Arrowhead Stadium. O placar de 21 a 20 mostrou a qualidade da equipe visitante, que surge como uma potencial desafiante às franquias da Conferência Nacional (NFC).
O jogo foi equilibrado do início ao fim e a vitória dos Lions vai ficar marcada durante a temporada inteira, uma vez que poucas pessoas acreditavam no resultado. A partida de abertura ajuda a entender fatores que podem ser determinantes para os próximos jogos das duas equipes.
Cinco motivos podem ser listados para o triunfo da equipe de Detroit contra a de Kansas City:
A ousadia de Dan Campbell
O treinador do Lions, Dan Campbell, é conhecido na NFL pela coragem e ousadia. Na última temporada, ele ficou conhecido por chamar jogadas arriscadas, sendo que algumas delas não deram o resultado esperado.
No duelo contra os Chiefs, a ousadia do técnico foi importante para a vitória. No início da partida, ele surpreendeu chamando um fake punt estando no campo de defesa. Os Lions precisavam de duas jardas e estavam na quarta descida, portanto, o time de especialistas entrou em campo, mas não chutou a bola.
Outro jogador ao invés do punter (que realiza os chutes) ficou com a bola e conseguiu a primeira descida. Após esse lance, os Lions seguiram a campanha que terminou no primeiro touchdown da partida.
Ataque completo
É muito difícil uma equipe ter o ataque completo durante uma partida da NFL. No entanto, os Lions conseguiram ter isso na vitória contra os Chiefs. A peça mais importante, que é o quarterback, funcionou bem. Jared Goff lançou para um touchdown, teve 253 jardas e não cometeu erros.
Ele contou com a ajuda do jogo terrestre também. Os recebedores Josh Reynolds, 80 jardas recebidas, e Amon-Ra St. Brown, com 71 e um touchdown, destacaram-se conquistando espaço para Detroit avançar em campo.
Além disso, as corridas também deram certo. Os running backs David Montgomery e Jahmyr Gibbs — ambos chegaram em 2023 — correram juntos para 116 jardas, com destaque para o primeiro, que teve 74 jardas e anotou um touchdown.
Linha ofensiva de respeito
A linha ofensiva faz parte do ataque, mas a unidade dos Lions merece mais destaque. No duelo contra a defesa dos Chiefs, os cinco jogadores deram segurança para Goff lançar e abriram espaços para os running backs.
Detroit tem tudo para ter a melhor ofensiva da NFL em 2023, com o quinteto formado por Taylor Decker, Jonah Jackson, Frank Ragnow, Halapoulivaati Vaitai e Penei Sewell, a vida do ataque será mais segura e eficiente.
A ausência de Travis Kelce
Além dos méritos dos Lions, a vitória não veio para os Chiefs por conta de um desfalque de impacto. O tight end Travis Kelce — considerado o melhor da liga — sentiu uma lesão no joelho durante a semana e não entrou em campo na quinta.
Ele é o alvo favorito do quarterback Patrick Mahomes, principalmente na temporada passada, quando ele conseguiu 110 recepções, 1.338 jardas e 12 touchdowns. Sem Kelce, Mahomes sofreu com seus alvos e os Chiefs perderam chances de pontuar.
Falta de alvos para Mahomes
Mesmo com a presença de Travis Kelce em campo, esse tópico seria necessário. Os wide receivers dos Chiefs não deram esperanças para o futuro. Com exceção do novato Rashee Rice, que fez um touchdown de recepção, os outros recebedores tiveram um desempenho fraco.
Kadarius Toney, que foi listado como o principal wide receiver dos Chiefs na partida, recebeu apenas um passe — deixou de receber pelo menos três bolas fáceis — e totalizou uma única jarda na partida.
Como acompanhar o restante da Semana 1 da NFL:
Domingo (10)
- Cleveland Browns x Cincinnati Bengals - 14h (ESPN 2 e Star+)
- Baltimore Ravens x Houston Texans - 14h (NFL Game Pass)
- Minnesota Vikings x Tampa Bay Buccaneers - 14h (NFL Game Pass)
- Atlanta Falcons x Carolina Panthers - 14h (NFL Game Pass)
- Washington Commanders x Arizona Cardinal - 14h (NFL Game Pass)
- New Orleans Saints x Tennessee Titans - 14h (NFL Game Pass)
- Pittsburgh Steelers x San Francisco 49ers - 14h (ESPN 3)
- Indianapolis Colts x Jacksonville Jaguars - 14h (RedeTV!)
- Los Angeles Chargers x Miami Dolphins - 17h25min (ESPN 2 e Star+)
- Denver Broncos x Las Vegas Raiders - 17h25 (NFL Game Pass)
- New England Patriots x Philadelphia Eagles - 17h25min (ESPN 3)
- Seattle Seahawks x Los Angeles Rams - 17h25min (NFL Game Pass)
- Chicago Bears x Green Bay Packers - 17h25min (NFL Game Pass)
- New York Giants x Dallas Cowboys - 21h20min (ESPN 2 e Star+)
Segunda-feira (11)
- New York Jets x Buffalo Bills - 21h15min (ESPN 2 e Star+)