“Estou chocado, é assustador.” É assim que o jornalista Alexandre Oliveira descreve o sentimento de ter entrevistado Walewska Oliveira um dia antes da morte da ex-atleta. Na manhã desta sexta-feira (22), o apresentador do podcast Ataque Defesa e também ex-jogador de vôlei participou do programa Timeline, da Rádio Gaúcha, e falou sobre a perda da medalhista olímpica.
— Ela estava totalmente radiante, contando planos. Estava sendo empreendedora, dirigindo um podcast esportivo, conversando com atletas de todo o Brasil. Estava lançando uma linha de chocolates, foi até o Palmeiras, apresentou o chocolate para a nutricionista. Ela tinha tinha acabado de lançar um livro autobiográfico, Outras Redes. Ela chegou a dizer que tinha mais 40 anos de vida produtiva — comentou o jornalista.
Oliveira tem acompanhado as informações que envolvem a morte de Walewska e, inclusive, diz não ter dormido desde então. Ele afirmou ter tido acesso ao boletim de ocorrência do caso e contou detalhes:
— O boletim de ocorrência fala que ela estava no 17º andar, em uma área de lazer do prédio (na cidade de São Paulo). Ela estava sozinha. O marido estava no nono andar, no apartamento dela. Ela caiu do 17º e foi encontrada no primeiro andar. Tentaram fazer uma recuperação e não conseguiram.
Conforme Alexandre Oliveira, a informação sobre a queda da ex-jogadora foi publicada no grupo do condomínio. O marido, o corretor de imóveis Ricardo Mendes, teria sido avisado sobre a morte pela síndica. Mendes e Walewska estavam casados há cerca de 20 anos. De acordo com o jornalista, os pais da ex-atleta estiveram no Instituto Médico Legal (IML), e o corpo deve ser liberado ainda nesta manhã. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Walewska Oliveira tinha 43 anos. Ela atuava como central e ganhou ouro pela seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, 2008, e bronze em 2000, em Sydney, nas Austrália. A mineira de Belo Horizonte estava aposentada desde o fim da temporada 2021/2022.