Restando duas rodadas para o encerramento do quadrangular semifinal da Série C, o São José ainda tem chance de conquistar a vaga restante do Grupo B para a Série B em 2024. Mas está tudo em aberto. Para conquistar o acesso, o Zequinha precisa, no mínimo, sair invicto nas próximas rodadas. Contudo, mesmo com duas vitórias é preciso torcer contra o São Bernardo para garantir o acesso.
A situação do grupo neste momento é a seguinte: com quatro vitórias em quatro jogos, o Brusque alcançou 12 pontos e já garantiu a liderança da chave e uma das vagas na Série B. Além do São José, São Bernardo e Operário brigam pelo segundo lugar — posição que também garantirá o acesso.
Não há chance de o São José subir neste domingo (1º), quando receberá o Operário-PR, no estádio Passo D'Areia. No entanto, o confronto é crucial para se manter na briga. A partida decisiva ocorrerá na sexta rodada, fora de casa, diante do Brusque.
O quadro para a última rodada depende do que acontecerá neste final de semana. No sábado (30), o São Bernardo (de mesma pontuação do Zeca, mas com melhor saldo de gols) receberá o Brusque. O melhor resultado para o time do Passo D'Areia seria uma derrota dos paulistas. Além disso, vencer o Operário na próxima rodada manterá o São José na briga e abrirá três pontos do rival paranaense, um dos adversários pelo acesso.
No melhor dos cenários, duas vitórias vão garantir o São José na Série B se a equipe do técnico Thiago Gomes conseguir superar o saldo de gols do São Bernardo, mesmo que o time paulista também vença seus dois jogos. Na hipótese de empate ou derrota no domingo, as probabilidades serão alteradas em razão dos resultados paralelos.
Rodadas restantes da Série C
5ª rodada
- 30/09 — 16h — São Bernardo-SP x Brusque
- 1º/10 — 16h — São José x Operário-PR
6ª rodada
- 8/10 — 16h — Brusque x São José
- 8/10 — 16h — Operário-PR x São Bernardo-SP
Do que o São José precisa
- Se vencer os dois jogos: vai a 10 pontos e precisará ter melhor saldo de gols do que o São Bernardo ou torcer para o time paulista empatar ou perder ao menos um jogo.
- Se vencer um jogo e empatar outro: vai a oito pontos e precisará torcer para que o São Bernardo não vença suas duas partidas. Se os times ficarem com a mesma pontuação, a decisão da vaga será no saldo de gols.
- Se vencer um jogo e perder o outro: chega a sete pontos e, caso a vitória seja sobre o Operário-PR, o time paranaense estará eliminado. Assim, precisará secar o São Bernardo, que terá de somar, no máximo, dois pontos. Ou superar a equipe paulista no saldo, caso some os mesmos três pontos do São José. Caso a vitória seja sobre o Brusque, terá de ficar atento também ao resultado de Operário-PR e São Bernardo.
- Se empatar os dois jogos: precisará torcer por vitória do Brusque sobre o São Bernardo na 5ª rodada e por um empate entre Operário-PR e São Bernardo na última rodada. Assim, chegaria a seis pontos, enquanto São Bernardo e Operário-PR ficariam com cinco cada.
- Se empatar um jogo e perder outro ou se perder as duas partidas o São José estará eliminado.