O São José enfrenta o Brusque neste sábado (2), às 16h, na abertura do quadrangular semifinal da Série C. Além do time da zona norte de Porto Alegre e do catarinense, também fazem parte do grupo o Operário-PR e o São Bernardo-SP. Em jogo estão duas vagas no Brasileirão Série B de 2024.
Na fase classificatória, o Zequinha terminou na quinta posição, com 31 pontos em 19 partidas. A vaga na fase decisiva foi garantida com uma vitória por 2 a 1 sobre o Pouso Alegre-MG, fora de casa. Veja quem é quem no time-base do São José, o representante gaúcho por uma vaga na Série B.
Fábio Rampi (goleiro)
Capitão e referência da equipe, Fábio, 34 anos, é o goleiro do São José desde 2014. Além das habilidades embaixo das traves, também se destaca como artilheiro em cobranças de pênaltis. Nesta temporada, já marcou quatro gols. Na carreira, são 33 gols marcados, sendo o líder entre os goleiros em atividade no país.
Thalys (lateral-direito)
Jovem promissor. Pertence ao América-MG, já esteve emprestado ao Brasil de Pelotas e agora ganhou sequência no São José. Aos 23 anos, cresceu de desempenho quando o time atuou com três zagueiros.
Fredson (zagueiro)
Na sua primeira experiência no futebol gaúcho, elevou a qualidade da equipe na bola aérea durante a Série C.
Jadson (zagueiro)
Zagueiro canhoto, no clube desde 2021. Ainda passou por outras equipes do futebol gaúcho. Também atuou como lateral nas variações propostas por Thiago Gomes.
Lucas Sampaio (lateral-esquerdo)
Experiente no Interior, Lucas Sampaio, 28 anos, é uma das armas ofensivas no São José pelo lado esquerdo, mas também com capacidade de recomposição na linha de defesa.
Nonato (volante)
Destaque da Portuguesa Santista na Série A2 Paulista, Nonato chegou ao São José e rapidamente tornou-se titular absoluto do meio-campo da equipe da Zona Norte.
Rafael Carrilho (volante)
Meio-campista multifunção. Auxilia o sistema defensivo e também se destaca nos apoios. Tem três assistências na Série C.
Thayllon (meia)
Cria do Passo D’Areia, o canhoto Thayllon é o grande destaque do São José na Série C. O jogador de 21 anos já marcou oito gols na competição e também tem duas assistências.
Guilherme Beléa (ponta)
Reforço para a reta final da Série C, Beléa, que estava no Brasil de Pelotas até o início do mês, assumiu rapidamente a condição de titular do Zeca. O atacante de 22 anos, revelado pelo Grêmio, já tem um gol e uma assistência na temporada.
Matheuzinho (ponta)
Figura bastante conhecida no Passo D’Areia, Matheuzinho está em sua quarta passagem pelo São José. O velocista começou a competição na reserva, porém assumiu a titularidade na reta final da primeira fase.
Thiago Santos (centroavante)
O atacante alternou entre o time titular e o banco de reservas durante a campanha, porém demonstrou ser sempre decisivo, com cinco gols marcados na competição.
Thiago Gomes (técnico)
O técnico Thiago Gomes despontou no futebol profissional com uma campanha destacada no São José, em 2015. Antes, ele já havia passado pelas categorias de base do Inter, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e como auxiliar técnico em Sport e Bragantino. Depois de um período no Pelotas, ele voltou a atuar na formação sendo técnico do time de transição do Grêmio por quatro anos — quando teve oportunidades de assumir o time principal de forma interina algumas vezes.
Para dar sequência na carreira de técnico de equipes profissionais, atuou no ano passado no Brasil de Pelotas e, em 2023, retornou ao Passo D’Areia para tentar levar o São José para a Série B.