Classificado para a segunda fase da Série C, o São José vive um momento especial da sua história, depois de uma grande campanha na fase inicial. Mesmo com a menor folha de pagamento da competição, o clube gaúcho avançou para os quadrangulares finais que vão definir quem sobe para a Série B.
Na primeira fase, o São José ficou em quinto lugar, com oito vitórias, sete empates e quatro derrotas. O clube foi o quarto melhor mandante e o quinto melhor visitante, com uma campanha equilibrada, conquistando também bons resultados fora do gramado sintético. Além disso, tem o segundo melhor ataque, com 30 gols marcados.
— Fizemos uma campanha equilibrada, com um jogo ofensivo dentro e fora de casa. Uma característica marcante é que conseguimos manter a forma de atuar independente de onde jogamos. O nosso esquema é o 3-4-3, que é um formato diferente e que não é muito usado no Brasil. Utilizamos atacantes nesta segunda linha de quatro, pelos lados do campo. Então em muitos jogos temos quatro atacantes e um centroavante. Os atletas entenderam a nossa ideia de trabalho e estão executando muito bem. Dentro do G-8, não perdemos para nenhuma das equipes classificadas para a fase final. Agora precisamos manter o nível —explica o técnico Thiago Gomes, responsável pela estruturação tática da equipe.
O que chama a atenção na campanha do São José é que a folha de pagamento (cerca de R$ 200 mil mensais) é a mais baixa da Série C. O valor de mercado do grupo de jogadores, avaliado pelo Transfermarkt, também é o mais baixo da competição. A equipe terminou a primeira fase na frente de clubes tradicionais, como Paysandu, Remo, Náutico, CSA, Figueirense e América de Natal, todos com maior poder de investimento. Para a formação deste grupo, foi importante também a participação do executivo Nilton Batista.
Na temporada, somando todas as competições, o aproveitamento é de 60%, com 18 vitórias, 12 empates e 7 derrotas.
Durante a Série C, Thiago Gomes teve duas propostas para deixar o São José. Gerson Oldenburg, representante do técnico, recebeu as ofertas, mas o entendimento é que a melhor opção é a permanência neste momento extremamente importante da história do clube.
A estreia do São José na segunda fase será neste sábado, contra o Brusque, no Passo D'Areia. São Bernardo e Operário-PR completam o quadrangular. Os dois primeiros sobem para a Série B em 2024. No outro quadrangular estão Botafogo-PB, Amazonas, Paysandu e Volta Redonda, que brigam pelas outras duas vagas.