A seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo de Basquete na manhã deste domingo (3) ao perder por 104 a 84 para a Letônia, em Jacarta, na Indonésia. Com o Grupo L da segunda fase embolado, os times entraram em quadra para uma espécie de "mata-mata" e, quem vencesse, avançaria às quartas de final.
Após um jogo disputado no primeiro tempo, o Brasil se perdeu em quadra na metade final e viu o rival aproveitar o momento, construindo rapidamente a vantagem de 20 pontos. Com a vitória, a Letônia, estreante na Copa do Mundo de Basquete, avança às quartas de final.
Espanha e Canadá jogam ainda neste domingo para definir a segunda vaga da chave. As duas estão empatadas com três vitórias e uma derrota, e quem vencer também seguirá adiante. Caso a Espanha vença, a Letônia será primeira do grupo. Em caso de vitória do Canadá, os canadenses passarão na liderança. Os classificados do Grupo L pegarão Eslovênia e Alemanha em jogo único nas quartas de final, na abertura do mata-mata.
Apesar da eliminação, o Brasil ainda tem chances de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Serão duas vagas para as melhores seleções da América no Mundial. Com os Estados Unidos já nas quartas de final, o Brasil precisa que Canadá e República Dominicana percam seus jogos na última partida da segunda fase neste domingo. Eles enfrentam Espanha e Sérvia, respectivamente. Outro postulante à vaga era Porto Rico, que perdeu para a Itália nesta madrugada e terminou a Copa do Mundo abaixo do Brasil.
Um bom começo de jogo, mas que desandou
A Letônia começou a partida tomando a dianteira, mas o Brasil acompanhou de perto. Yago cometeu duas faltas e deu lugar a Marcelo Huertas logo nas primeiras movimentações. O Brasil chegou a passar ligeiramente à frente, mas o primeiro quarto terminou 22 a 20 para a Letônia, com uma bola de três no estouro do relógio. O equilíbrio seguiu, Lucas Dias liderava o Brasil no ataque, enquanto Grazulis era o maior pontuador pela Letônia, que terminou o primeiro tempo com três pontos à frente.
A situação da seleção brasileira desandou no terceiro quarto da partida, assim como foi contra o Canadá, mas desta vez não houve recuperação. Após muito equilíbrio, o país europeu fez uma parcial de 36 a 21, abrindo 18 pontos de vantagem. Bertains comandou as ações de ataque letãs e bagunçou a defesa brasileira. Desesperado pela situação, o Brasil se perdeu em quadra na última parte da partida e, nos quatro minutos finais, diminuiu o ritmo para a vantagem letã não aumentar ainda mais.
O Brasil se despede da Copa do Mundo com três vitórias (contra Irã, Costa do Marfim e Canadá) e duas derrotas (para Espanha e Letônia). Sem o destaque Raulzinho, que sofreu uma grave lesão no joelho logo na primeira partida do Mundial, o Brasil entrou em quadra neste domingo com o quinteto titular formado por Yago, Georginho, Léo Meindl, Tim Soares e Bruno Caboclo.