A paulista Carolina Meligeni conquistou, neste sábado (12), ao lado da argentina Julia Riera, o maior título da carreira ao sagrar-se campeã de duplas do ITF W80 de Brasília, evento com premiação de US$ 80 mil. Na decisão, elas derrotaram a britânica Eden Silva e a ucraniana Valeriya Strakhova, cabeças de chave 2 do torneio, por 6/2 e 6/3.
Este foi o 23º título da carreira da paulista de 27 anos como duplista. Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, ao lado de Laura Pigossi, Carol não era campeã desde a vitória no ITF W60 de Brasília, em 2021. Na época, o torneio era jogado em quadras de saibro e não em piso duro. Curiosamente, Strakhova também era adversária naquela decisão.
Número 555 do ranking de duplas da WTA, a brasileira ganhará 115 pontos pela conquista e deverá avançar cerca de 200 posições na classificação mundial. O mesmo valerá para Riera, que venceu seu segundo campeonato como duplista e o principal da carreira, e deverá sair do 304º lugar para o grupo das 200 melhores duplistas do mundo.
— A parceira dela desistiu, pela primeira vez jogamos juntas e deu super certo. Estou muito feliz com essa conquista. Poder jogar em casa, viajar com o treinador, competir com jogadoras de alto nível, faz toda a diferença no nosso calendário — comentou Carol Meligeni.
Na próxima semana, a brasileira deverá disputar o W40 de Arequipa, no Peru, em que será a cabeça de chave número 1 em simples.