O Santa Cruz manterá o seu jogo como mandante na final da Divisão de Acesso no Estádio dos Plátanos. Porém, o local será parcialmente interditado. A medida ocorre após seis torcedores terem caído de uma das arquibancadas no jogo de volta da semifinal, contra o Lajeadense, no domingo (13).
O clube, em nota emitida nesta segunda-feira (14), afirmou possuir toda a documentação necessária para que os Plátanos recebam partidas de futebol, estando em dia com o Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) e com laudos Segurança e de Vistoria de Engenharia. A capacidade será limitada na decisão contra o Guarany-Ba. A Federação Gaúcha ainda não definiu as datas das partidas.
Uma avaliação técnica nas arquibancadas do estádio foi realizada na manhã de segunda-feira para apurar as razões do acidente. Na vistoria, foi constatada a necessidade de interdição de parte das arquibancadas.
"Vamos tomar todas as medidas necessárias para que as partidas continuem sendo realizadas com segurança, conforto e cada vez mais acessibilidade", afirmou o presidente Miguel Schuck, por meio de nota.
As seis vítimas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, são três homens, duas mulheres e uma criança – cinco delas necessitaram de atendimento hospitalar. Elas caíram de uma altura de cerca de 3,5 metros. A estrutura de concreto não suportou o peso dos torcedores, que comemoravam um pênalti assinalado a favor do Santa Cruz. O Galo Carijó venceu o Lajeadense por 1 a 0 e conquistou o acesso ao Gauchão do ano que vem.
Confira a integra da nota publicada pelo clube:
"Nota oficial - Interdição parcial dos Plátanos
Por medida de precaução, a direção do Futebol Clube Santa Cruz comunica que irá interditar parcialmente o Estádio dos Plátanos após o incidente ocorrido, em uma das arquibancadas, na partida válida pelas semifinais da Divisão de Acesso.
O clube destaca que possui toda a documentação exigida para a realização de jogos com torcida, como PPCI e laudos de Segurança e de Vistoria de Engenharia. Em razão disso, manterá a final, contra o Guarany de Bagé, para o Estádio dos Plátanos, mas com capacidade limitada para garantir a segurança de todos.
Na manhã desta segunda-feira, 14, uma avaliação técnica foi realizada nas arquibancadas, junto com órgãos de segurança, para apurar as circunstâncias do incidente, quando também foi constatada a necessidade de interdição parcial do estádio.
A atual gestão do clube informa que desde 2018, após a queda para a terceira divisão, tem realizado um processo de reestruturação tanto do departamento de futebol quanto das estruturas dos Plátanos, sendo que uma das metas é a revitalização do seu patrimônio.
'São 110 anos de história, e ficamos contentes que nos últimos cinco, conquistamos dois títulos e dois acessos junto com o nosso torcedor, razão maior de ser de um clube de futebol. Sempre atuamos com responsabilidade e seriedade, e vamos tomar todas as medidas necessárias para que as partidas continuem sendo realizadas com segurança, conforto e cada vez mais acessibilidade', afirmou o presidente Miguel Schuck."