O Santa Cruz vai disputar o Gauchão em 2024. O clube voltará a disputar a competição depois de 10 anos. A última vez que esteve na elite do futebol gaúcho foi em 2013. O time conseguiu a vaga após vencer o Lajeadense por 1 a 0 na semifinal da Divisão de Acesso, neste domingo (13), em Santa Cruz do Sul. Consequentemente, disputará a final da competição contra o Guarany-Ba, que também conquistou o acesso.
As finais da Divisão de Acesso deverão ocorrer nos dias 20 e 27 de agosto. O primeiro jogo será em Bagé, e a grande decisão será no Estádio dos Plátanos.
O acesso
O alvinegro precisava vencer para garantir o acesso, pois no jogo de ida, disputado em Lajeado, as equipes empataram por 1 a 1. Os primeiros 15 minutos foram de domínio intenso do Santa Cruz, mas sem conclusões a gol, devido a forte marcação do Lajeadense. A melhor oportunidade foi de Eduardo, que finalizou de bicicleta e a bola passou muito perto do gol. Por outro lado, os visitantes apostaram nos contra-ataques e conseguiram levar perigo ao adversário em apenas um lance.
No segundo tempo, o Santa Cruz seguiu controlando a partida e teve um pênalti a seu favor, aos 24 minutos. Eduardo, artilheiro do campeonato, cobrou e abriu o placar. Ao comemorar, ele tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo. Aos 42, o autor do gol foi expulso depois de sofrer o segundo cartão amarelo por retardar a cobrança de falta do Lajeandese.
Com a superioridade numérica, o Lajeadense passou pressionar e quase conseguiu o empate com Gabriel, que finalizou de voleio para fora. A angústia dos torcedores do Santa Cruz aumentou depois que o árbitro sinalizou 13 minutos de acréscimos. Aos 52, Patrick recebeu a bola dentro da área, mas chutou para fora, desperdiçando a grande chance da equipe de Lajeado.