O brasileiro Thiago Monteiro, número 95 do ranking mundial, foi eliminado nesta quarta-feira (5) do torneio de Wimbledon. Logo na estreia, o cearense foi superado pelo americano Christopher Eubanks, 43º do mundo, por 3 a 1, parciais de 4/6, 7/5, 7/5 e 6/3, após 2h46min de partida.
Apesar de ter vencido o set inicial, Thiago teve poucas oportunidades de derrotar Eubanks, que na última semana ganhou o primeiro torneio da carreira, o ATP 250 de Mallorca, na Espanha, também disputado em quadras de grama. O americano disparou 28 aces na quadra 5 e agora irá encarar o britânico Cameron Norrie, 12º cabeça de chave.
Esta foi a quinta participação de Monteiro em Wimbledon, e a quarta vez que ele acabou derrotado na estreia. Sua única vitória ocorreu na edição de 2017, quando superou o australiano Andrew Whittington, antes de ser eliminado pelo russo Karen Khachanov.
Com a derrota, o brasileiro está ameaçado de deixar o top 100, já que terá de descontar 125 pontos, logo depois de Wimbledon. Para permanecer no grupo, ele precisará repetir a conquista na nova edição do evento austríaco, que será disputado na semana que vem.
Um dos candidatos a surpreender os favoritos, o italiano Jannik Sinner derrotou o argentino Diego Schwartzman em três sets, parciais de 7/5, 6/1 e 6/2, e se garantiu na terceira rodada, ainda sem perder set. Agora, o oitavo aguarda o ganhador do confronto entre o australiano Aleksandar Vukic e o francês Quentin Halys.