A tenista bielorrussa Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, se classificou para as quartas de final do torneio de Wimbledon nesta segunda-feira (10), ao derrotar a russa Ekaterina Alexandrova, 22ª da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0, em uma hora e 11 minutos.
— Acho que foi um jogo muito bom. Estou super feliz com esta vitória e com o meu nível de jogo hoje. Adoro estar aqui (em Wimbledon). Estou muito feliz por estar de volta e aproveito cada segundo na quadra. Quero ficar no torneio o máximo de tempo possível — declarou a jogadora de 25 anos após a partida.
Semifinalista em 2021 e fora no ano passado pelo veto a russos e bielorrussos, Sabalenka vai enfrentar na próxima fase a americana Madison Keys (18ª), que bateu a adolescente russa Mirra Andreeva, 16 anos, de virada, parciais de 3/6, 7/6 (4) e 6/2.
Depois de ficar a um game da eliminação na segunda rodada, contra a francesa Varvara Gracheva, Sabalenka subiu de produção nos dois jogos seguintes e perdeu apenas nove games no total.
Ela é uma das grandes favoritas ao título no tradicional torneio londrino, ao lado da número 1 do mundo, a polonesa Iga Świątek , e da cazaque Elena Rybakina, atual camepeã, que nesta contou com o abandono da brasileira Bia Haddad Maia para seguir no torneio.
* AFP