A carioca Ingrid Gamarra Martins foi eliminada nas oitavas de final de duplas femininas de Wimbledon nesta segunda-feira (10). Ela e a bielorrussa Lidziya Marozava perderam por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (8) para a dupla formada pela também bielorrussa Iryna Shymanovich, sua parceira de treinos na Rio Tennis Academy, no Rio de Janeiro, e a georgiana Oskana Kalashnikova.
Mesmo com a derrota, Ingrid tem muito a comemorar na temporada de grama. Campeãs do WTA 250 de Bad Homburg na Alemanha, na última semana, Ingrid e Lidziya entraram na chave principal do Grand Slam londrino de última hora. Elas precisaram de algumas desistências para ter lugar no torneio. O mesmo já havia acontecido com a brasileira de 26 anos em Roland Garros, quando ela e Shymanovich chegaram à segunda rodada em Paris.
A atual número 3 do Brasil e 58ª do ranking mundial, Ingrid Martins deve ganhar algumas posições na próxima lista da WTA e aparecer na 54ª colocação, o que será o melhor resultado de sua carreira.
Por outro lado, Shymanovich segue com a principal campanha da carreira em Major. Número 84 da WTA, a medalhista de ouro nas duplas e prata em simples, nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, ela treina no Brasil desde março do ano passado.
— Foi uma partida apertada, muita tensão, nervosismo, mas estamos felizes com a vitória e vaga nas quartas de final. Mas não queremos parar por aqui. Faremos nosso melhor para ir adiante — disse a ex-número 2 do mundo no ranking juvenil.
Nas quartas de final, Shymanovich e Kalashnikova enfrentarão a dupla cabeça de chave 16, formada pela chinesa Shuai Zhang e a norte-americana Caroline Dolehide, que eliminaram Wu Fang-hsieh, de Taiwan, e a chinesa Zhu Lin por 6/3, 3/6 e 6/4. A partida acontecerá na terça-feira (11), às 7h (de Brasília), na quadra 3 do All England Club.