A fase de quartas de final da Série A-2 do Campeonato Gaúcho inicia neste domingo (23), com quatro partidas às 15h. Os tradicionais Pelotas, Santa Cruz, Guarany de Bagé, Lajeadense e Passo Fundo, encaram os novatos Monsoon, de Porto Alegre, e o União-FW, de Frederico Westphalen, além de times bem organizados como o Brasil, de Farroupilha.
Para o time garantir acesso ao Gauchão, é preciso vencer dois confrontos de mata-mata: o das quartas e o das semifinais. Os jogos de volta das quartas de final estão programados para o domingo da outra semana, dia 30 de julho. Confira os detalhes dos jogos:
Pelotas x Monsoon (Boca do Lobo, em Pelotas)
Time de melhor campanha na primeira fase, com 32 pontos em 14 jogos, o Monsoon representa a zona sul da Capital e nunca jogou o Gauchão. O Pelotas, que esteve na elite pela última vez em 2021, aparece como desafiante no confronto. A vaga nas quartas só veio na 14ª rodada, com vitória apertada sobre o já classificado Santa Cruz, na Boca do Lobo.
Prováveis escalações
- Pelotas: Jacsson, Léo, Rogério, Héverton e Xaro; Jacone, Germano, Tony Jr. e Escobar; Thalles e Vítor Júnior. Técnico: William Campos.
- Monsoon: Gabriel, Makelele, Lucas Coutinho, Wagner e Vidmar; Jessé, Alison, Marlon Bica e Vítor; Rodney e Tcharles. Técnico: Márcio Ebert.
- Arbitragem: Wagner Echevarria, auxiliado por Maíra Moreira e Conrado Berger.
Passo Fundo x Santa Cruz (Vermelhão da Serra, em Passo Fundo)
Confronto semelhante ao anterior. Enquanto o Santa Cruz fez a melhor campanha do Grupo B e se classificou com folga, o Passo Fundo só buscou a vaga na última rodada, diante do Glória, no Vermelhão da Serra.
Os donos da casa não jogam o Gauchão desde 2017, enquanto os visitantes desde 2013. Fora de campo, o duelo será entre dois ex-jogadores da dupla Gre-Nal, que atuam como técnicos. Bruno Coutinho, 37 anos, comanda o Passo Fundo. Ele foi meia do Grêmio entre 2004 e 2006. Daniel Franco, 51, treinador do Santa Cruz, foi lateral-esquerdo do Inter no início dos anos 1990.
Prováveis escalações
- Passo Fundo: Rafael Roballo, Douglas, Diogo, Yohan e Patrick; Darlan, Vinícius, Otávio e Diogo Oliveira; João Gabriel e Daniel Cruz. Técnico: Bruno Coutinho.
- Santa Cruz: Rafael Copetti, Marcus, Micael, Tairone e Taygor; David Cunha, Uillian Correia, Hippolito e Cris Magno; Gustavo Sapeka e João Pedro. Técnico: Daniel Franco.
- Arbitragem: Tiago Staduto, auxiliado por Lúcio Flor e Gustavo Schier.
Lajeadense x Brasil de Farroupilha (Arena Alviazul, Lajeado)
A vaga para as quartas já era dada como perdida quando o Lajeadense teve um pênalti na Pedra Moura, nos acréscimos do segundo tempo, e eliminou o Bagé, com gol de Édson. O time do Vale do Taquari ganhou um novo ânimo nesta fase para encarar o surpreendente Brasil-Fa, do técnico Alê Menezes.
O time da Serra não joga o Gauchão desde 1999. É a maior ausência entre os sete times que já jogaram na elite do Rio Grande do Sul. O Lajeadense, por outro lado, caiu em 2016.
Prováveis escalações
- Lajeadense: Igor, Camargo, Miritz, Clemente e Alan Bald; Sampson, Júlio César e Marquinhos; Maycon, Edson e Ramón. Técnico: Serginho Almeida.
- Brasil-FAR: Salomão, Daros, Yago, Diego e Wellington; Sananduva, Robert e Marco Antônio; Marcão, Willian Saldanha e Ávila. Técnico: Alê Menezes.
- Arbitragem: Érico de Carvalho, auxiliado André Bittencourt e Fagner Côrtes.
União-FW x Guarany de Bagé (Arena União, em Frederico Westphalen)
Confronto entre os dois times que decidiram a Série A-2 em 2021. Na época, o União levou a melhor. Agora, o bom momento é do Guarany, que fez uma primeira fase segura, sempre dentro do G-4, mesmo quando trocou o técnico Hélio Vieira por Alessandro Telles.
Com maior aporte financeiro, a partir de uma parceria com o empresário Pablo Bueno, o União quer voltar ao Gauchão depois de dois anos.
Prováveis escalações
União-FW: Henrique, Biel, Lucão, Márcio Jr. e Mário Fernandes; Léo Reichert, Ítalo, Paulo Bianqueti e Luís Pedro; Lucas Henrique e Wésley Lima. Técnico: Cláudio Jr.
Guarany-BA: Rodrigo, Hiago, Hugo, Saulo e Vítor; Jeferson, Allan e Leomir; Giovanni, Marcos Paulo e Robinho. Técnico: Alessandro Telles.
Arbitragem: Eduardo Bastos, auxiliado Leirson Martins e Otávio Legramanti.