O tênis brasileiro conquistou mais um bom resultado em Roland Garros. Nesta quinta-feira (1), após as vitórias de Bia Haddad Maia e Thiago Wild nas chaves de simples e de Ingrid Gamarra Martins e da bielorrussa Ingry Schymanovich, nas duplas femininas, foi a vez do gaúcho Rafael Matos e da paulista Luisa Stefani começarem vencendo nas duplas mistas.
Campeões do Aberto da Austrália deste ano, os brasileiros superaram os franceses Diane Parry e Harold Mayot por 2 a 1 , parciais de 6/3, 6/7 (5) e 15/13 no match tie-break, após 1h46min de partida. Com a vitória, Rafael e Luisa garantiram presença nas oitavas de final. A competição de mistas é disputada por apenas 32 parcerias.
Na próxima rodada, Matos e Stefani poderão enfrentar mais uma dupla da casa, já que seus adversários sairão do confronto entre os experientes franceses Alizé Cornet e Édouard Roger-Vasselin e os cabeças de chave 8, a chinesa Zhang Shuai e o croata Ivan Dodig.
O jogo foi muito tenso, especialmente no match tie-break, em que os franceses pressionaram dentro de quadra e souberam usar o apoio da torcida. Luisa Stefani e Rafael Matos se defenderam e tiveram paciência nos momentos chave para, mesmo depois de perderem o tie-break , darem a volta por cima, salvar quatro match-points e fechar em 15-13 para aplausos de uma pequena e combativa torcida brasileira que compareceu à quadra 10.
— Jogo bem emocionante. Primeiro set muito bom da nossa parte tecnicamente. Estavamos bem agressivos, propondo bastante. No segundo mais pro final poderíamods ter continuado essa pressão, demos uma acomodada, eles cresceram. No super tie-break foi o que foi, bastante tensão no final, 15 a 13. Bom voltar a jogar com a Luisa. Ficamos bem à vontade um com o outro, se completando. Ainda bem que conseguimos safar esse final de jogo complicado. Feliz com a vitória para seguir vivos no torneio — comentou Rafael.
Antes da segunda partida nas mistas, os brasileiros deverão jogar nas duplas feminina e masculina, pelas quais também venceram na estreia. Luisa e a canadense Gabriela Dabrowski enfrentarão a húngara Dalma Gálfi e polonesa Katarzyna Píter, na sexta-feira (2), às 6h (de Brasília). Rafael e o português Francisco Cabral duelarão com o australiano Max Purcell e o americano Ben Shelton, no mesmo dia, às 8h55min. As duas partidas serão na quadra 9 de Roland Garros.