A carioca Ingrid Gamarra Martins e a bielorrussa Iryna Shymanovich estrearam com o pé direito nesta quinta-feira (1º), na chave de duplas de Roland Garros. Após entrarem na chave de última hora, elas venceram a romena Irina-Camelia Begu e a ucraniana Anhelina Kalinina por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, em jogo que teve 1h22min de duração.
Este é o primeiro Grand Slam das duas jogadoras que treinam na Rio Tennis Academy, do Rio de Janeiro. Iryna, radicada no Brasil desde o ano passado, ainda jogou a chave de simples e foi eliminada na segunda rodada, pela compatriota e número 2 do mundo, Aryna Sabalenka.
Nesta quinta, elas começaram quebrando as rivais e marcaram 2-0. Porém, foram quebradas na sequência e viram as rivais empatar no quarto game. Mas com outras duas quebras de saque, "as cariocas" fecharam 6-2.
O segundo set iniciou com as europeias liderando em 2-0, com um break acima. E então foi a vez de Ingrid e Iryna reagirem para empatar em 2-2 e virar o marcador no sétimo game. Logo depois, elas fecharam a partida no segundo match-point.
— Feliz com essa vitória e, principalmente, com a mentalidade e a forma como jogamos. Fomos corajosas, fomos para frente. Animada para seguir aqui, aprendendo e desfrutando cada momento. Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram nessa jornada até aqui. É só o começo — disse Ingrid Martins, que ocupa a 76ª no ranking mundial de duplas.
Iryna Shymanovich se disse à vontade em jogar o primeiro Grand Slam da carreira.
— Me sinto bem em estar na segunda rodada do meu primeiro Slam em duplas. Estou indo bem com a Ingrid, curtimos a partida e esperamos ir adiante. Acredito que possamos ter uma segunda rodada mais dura, uma vez que poderemos enfrentar as cabeças de chave 3, mas será uma grande oportunidade e vamos pro jogo — comentou a vice-campeã júnior de duplas em Wimbledon em 2013, quando atuou com Kalinina.
Agora, Ingrid e Iryna aguardam a definição de suas adversárias na segunda fase. Elas enfrentarão a dupla vencedora do confronto entre as cabeças de chave 3, a australiana Storm Hunter e a belga Elise Mertens, e as americanas Emma Navarro e Danielle Collins, que jogam na sexta-feira (2).