Às 7h deste domingo (4), foi dada a largada da principal e última prova da 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Em frente ao Barra Shopping Sul, cerca de 6 mil corredores iniciaram o trajeto de 42.195 metros pela capital gaúcha.
No disparo inicial, o sol ainda era um pouco tímido e a temperatura marcava 13⁰C.
Com o aumento do valor da premiação, a expectativa é de quebra de recorde da prova local, que não é batido desde 1994, quando Luis Carlos da Silva completou a prova em 2h12min59s. A organização do evento afirma que 51 atletas de elite estão competindo. A duração máxima para completar o percurso é de seis horas, até as 13h.
Os corredores vão passar pelos bairros Cidade Baixa, Menino Deus e Centro Histórico. Após um retorno, eles também vão contornar os clubes náuticos, ao sul. A maratona ocorre por trechos das avenidas Padre Cacique, Edvaldo Pereira Paiva, Guaíba, Wenceslau Escobar, Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Presidente João Goulart, Borges de Medeiros, Érico Veríssimo, Azenha, João Pessoa, entre outras.
No sábado (3), ocorreram as provas de rústica e meia maratona. Na rústica, os primeiros lugares na categoria masculino e feminino ficaram com:
- Vinícius de Carvalho Alves
- Jéssica Ladeira
Na meia maratona, o pódio foi de:
- Maicon Mancuso
- Aline Prudêncio