A CBF anunciou, nesta segunda-feira (5), que a Seleção Brasileira fará um amistoso contra a Espanha em março de 2024. Além da preparação para as competições, o jogo também será uma ação contra o racismo. A partida será em território espanhol, em cidade a definir.
Jogadores brasileiros, em especial Vinicius Junior, têm sofrido com atos racistas em gramados espanhóis. Essa foi uma das razões para as duas entidades agendarem a partida.
— O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos. Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta — disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao site da entidade.
Segundo a CBF, Rubiales foi quem liderou a campanha "Racistas, fuera del fútbol", na Espanha, com a qual se pretende erradicar atitudes racistas e xenófobas dos campos de futebol, chamando atenção dos torcedores que insultos ou atitudes discriminatórias não são toleráveis por qualquer motivo.