A seleção nigeriana foi a surpresa do dia ao eliminar a anfitriã Argentina, a quem venceu por 2 a 0 nas oitavas de final do Mundial Sub-20, em jogo disputado nesta quarta-feira (31) no estádio San Juan.del Bicentenario, na província de San Juan.
O time da casa, que teve o apoio de mais de 27 mil torcedores chegou invicto a este duelo como líder do Grupo A, e teve amplo domínio no primeiro tempo, quando criou várias situações, mas não conseguiu transformá-las em gol, e no segundo tempo a Nigéria melhorou, dando um susto nos donos da casa com um chute de Abel Ogwuche no travessão.
Pouco depois, e após uma perda de bola no meio-campo argentino, Ibrahim Muhammad fez 1 a 0 com um toque certeiro na saída do goleiro Gómez Gerth, aos 16 minutos.
A Argentina buscou desesperadamente o empate, teve mais posse de bola, tentou mais de 20 chutes ao gol adversário com pouca eficácia, incluindo um chute de pé esquerdo de Luka Romero que acertou a trave esquerda.
Mas os argentinos deixaram espaços na retaguarda, e a Nigéria decretou a vitória no final após um erro defensivo, que levou ao cruzamento de Eletu para a finalização de Rilwanu Sarki, já nos acréscimos.
Nas quartas de final, a Nigéria, que havia avançado como melhor dos terceiros colocados, aguarda o vencedor do confronto desta quinta-feira entre Equador e Coreia do Sul, que se enfrentarão em Santiago del Estero.
Colômbia e Itália também seguem na briga pelo título
Em outros jogos do dia, Colômbia e Itália se classificaram e agora irão se enfrentar por um lugar nas semifinais. Os colombianos não tiveram dificuldade para golear a Eslováquia por 5 a 1. A partida também ocorreu em San Juan e depois de um primeiro tempo em 0 a 0, os gols de Óscar Cortés e Tomás Ángel, duas vezes cada, e Yáser Asprilla garantiram a vaga dos 'cafeteros'. Jambor descontou para os europeus.
Itália e Inglaterra fizeram um clássico do futebol mundial em La Plata. O confronto aconteceu após a goleada do Brasil sobre a Tunísia. Em um jogo acirrado, Tommaso Baldanzi abriu o marcador para os italianos aos 8 minutos. Mas os ingleses empataram com Alfie Devine aos 24. Na etapa final, a vaga da Azzurra veio com um gol de pênalti, convertido por Cesare Casadei aos 42 minutos.
* AFP