Cerca de 30 pessoas fizeram um ato em solidariedade a Vinicius Junior na tarde desta terça-feira, em frente ao consulado da Espanha, em Porto Alegre. O jogador do Real Madrid tem convivido com gritos racistas no país europeu e, no último domingo, sofreu mais um caso de injúria racial na partida contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol.
Chamada pela Uneafro Brasil, organização que luta pelos direitos humanos para a população negra e periférica, a manifestação começou por volta das 17h30min, em uma das avenidas da Capital.
Como o evento foi previamente marcado, o local teve forte escolta policial, com a presença da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC).
Durante a manifestação, cada uma das pessoas dava um depoimento, contando experiências em que sofreu com o racismo, além de gritos de ordem pelo que ocorreu com Vinicius Junior.
No domingo, logo após o ocorrido, a embaixada da Espanha no Brasil repudiou os fatos e condenou as manifestações dos torcedores do Valencia. O ato também ocorreu em São Paulo (vídeo abaixo) também em frente ao Consulado da Espanha, no Jardim América, bairro nobre da capital paulista.