O brasileiro Thiago Wild surpreendeu o mundo do tênis, nesta terça-feira (30), ao derrotar o russo Daniil Medvedev, número 2 do ranking mundial, na estreia do Aberto da França em Roland Garros. Em um jogo que teve 4h15min de duração, o paranaense de 23 anos venceu por 3 sets a 2, parciais de 7/6 (5), 6/7 (6), 2/6, 6/3 e 6/4 e obteve a maior vitória de sua carreira.
A partida disputada na quadra Philippe-Chatrier, a principal do torneio, foi repleta de grandes jogadas e com muitas quebras de saque, sete para cada jogador. Na primeira parcial, o russo conseguiu o primeiro break e logo marcou 2-0, mas o brasileiro rapidamente devolveu a quebra no 2-2 e o jogo chegou ao tie-break, onde o campeão júnior do Aberto dos EUA de 2018 e atual 172 do ranking da ATP se impôs em 7-5, após 67 minutos.
No segundo set, Thiago e Medvedev mantiveram seus serviços até um novo tie-break, onde o brasileiro chegou a sacar em 6-4, mas não conseguiu fechar e viu Medvedev ganhar os quatro pontos seguintes e igualar a partida, que a esta altura já tinha mais de duas horas de duração.
Abalado pela derrota no set anterior, Thiago foi dominado por Medvedev no terceiro e o russo com duas quebras de saque encaminhou um tranquilo 6-2 para virar o placar. Mas o tenista nascido em Marechal Cândido Rondon se recuperou e fez um excelente quarto set, quando abriu marcando 2-0 e mesmo após ser quebrado pelo russo em 2-3, conseguiu se manter à frente ao conquistar no break no sexto game e fechar em 6-3, forçando uma até então improvável quinta parcial.
O set decisivo foi tenso. Thiago Wild começou melhor e de cara quebrou o saque de Daniil Medvedev e chegou a liderar em 2-0, até o russo conseguir igualar em 2-2. A partir de então os dois jogadores tiveram dificuldades em manter o serviço e uma sucessão de quebras seguiu até o brasileiro marcar 4-3, segurando a pressão imposta pelo ex-líder do ranking, que tem no currículo quatro finais de Grand Slam e um título, o do Aberto dos EUA de 2021. No final, Thiago fechou em 6-4 e comemorou a vaga na segunda rodada, onde enfrentará quem passar do confronto entre o argentino Guido Pella e o francês Quentin Halys.