O gaúcho Rafael Matos começou bem sua campanha na chave de duplas do Aberto da França. Nesta terça-feira (30), ele e o português Francisco Cabral derrotaram os australianos Rinky Hijikata e Jason Kubler, cabeças de chave número 15 em Paris e atuais campeões do Aberto da Austrália, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (4) e 7/6 (5), em 1h58min de partida disputada na quadra 5 do complexo de Roland Garros.
Em um jogo bastante equilibrado, cada parceria conquistou uma quebra de saque em cada parcial, sendo que a dupla lus0-brasileira sempre obteve a vantagem primeiro, tendo inclusive dois match-points que não foram aproveitados. Já no tie-break final, eles marcaram 5-2 e mesmo com uma pequena reação dos rivais conseguiram fechar o jogo.
Campeão de duplas mistas do Aberto da Austrália deste ano, com a paulista Luisa Stefani, Rafael disputa o sétimo Grand Slam da carreira e tem como melhor desempenho em chaves de duplas masculinas, as quartas de final em Roland Garros em 2022, quando ele e o espanhol David Vega Hernández, seu antigo parceiro, foram eliminados pelo salvadorenho Marcelo Arévalo e o holandês Jean-Julien Rojer, que se sagrariam campeões no saibro francês.
Na segunda rodada, o desafio de Matos e Cabral será diante dos vencedores do confronto entre a parceria do australiano Max Purcell e o norte-americano Ben Shelton e da dupla britânica formada por Henry Patten e Julian Cash.