Em uma prova marcada por vários acidentes e até uma troca de agressões entre pilotos, o italiano Marco Bezzecchi venceu a etapa da França de MotoGP. A vitória, a segunda na temporada, embolou a classificação do Mundial de pilotos. O italiano chegou aos 93 pontos e está a um do líder Francesco Bagnaia, que se envolveu em uma batida e não terminou a disputa.
A MotoGP volta às pistas no dia 11 de junho para cumprir a etapa da Itália no circuito de Mugello.
Receber a bandeirada em primeiro se tornou ainda mais importante por se tratar da milésima corrida da MotoGP. Feliz, Bezzecchi falou sobre o desempenho e fez agradecimentos a sua equipe.
— Consegui tirar o melhor da moto, fiz uma boa largada e consegui tirar o atraso em relação aos primeiros colocados. Tenho que agradecer muito a minha equipe pela dedicação e empenho — afirmou o piloto da VR46. Jorge Martin, e Johann Zarco, ambos da Pramac, completaram o pódio e fizeram a festa depois da prova.
Em uma corrida cheia de abandonos, o acidente que chamou a atenção foi entre o líder do Mundial Francesco Bagnaia e Maverick Viñales. Os dois se chocaram e foram para fora da pista. Revoltado pelo comportamento do companheiro Vinãles foi firar satisfação com Peco Bagnaia e os dois chegaram a trocar empurrões e precisaram ser contidos pelos fiscais de prova à beira da pista.
O abandono de Bagnaia, somado ao bom rendimento de sua VR46 fez Bezzecchi chegar logo na briga pela liderança. Em meio à briga com Marc Marquez na frente, Luca Marini e Aleix Marques também colidiram e caíram na prova. O piloto da Gresini chegou a ficar numa posição perigosa com a queda, mas saiu da pista rapidamente.
A prova seguiu disputada, com Bezzecchi, Marc Márquez e Miller nas três primeiras posições. Já próximo do fim, Marc Márquez acabou perdendo o controle quando estava em segundo lugar, caiu e perdeu a chance de subir ao pódio. O piloto, que havia se acidentado em Portugal, estava retornando às provas justamente em Le Mans.
O acidente acabou dando o segundo lugar a Jorge Martín com Johann Zarco terminando a corrida em terceiro lugar. Augusto Fernández, da GasGas ficou com a quarta posição seguido por Aleix Espargaró em quinto e Bard Binder em sexto.
Fabio Quartararo voltou a ter problemas com a sua moto, mas conseguiu terminar a prova em sétimo lugar.
Confira a classificação da etapa da França de MotoGP
1º Marco Bezzecchi (VR46) em 41min37s970
2º Jorge Martín (Ducati) a 4s256
3º Johann Zarco (Pramac) a 4s795
4º Augusto Fernández (GasGas) a 6s281
5º Aleix Espargaró (Aprilia)a 6s726
6º Brad Binder (KTM) a 13s638
7º Fabio Quartararo (Yamaha) a 15s023
8º Fabio Di Gianantonio (Ducati) a 15s826
9º Takaaki Nakagami (Honda) a 16s370
10ºFranco Morbidelli (Yamaha) a 17s828
Classificação do Mundial:
1º Francesco Bagnaia (ITA) 94
2º Marco Bezzecchi (ITA) 93
3º Brad Binder (AFS) 81
4º Jorge Martín (ESP) 80
5º Johann Zarco (FRA) 66