Campeão das três últimas edições da Superliga feminina de vôlei, o Minas Tênis Clube está em mais uma final. Na noite de terça-feira (25), diante de 3,6 mil torcedores, lotação máxima da Arena UniBH, o time dirigido pelo italiano Nicola Negro voltou a vencer o Osasco Vôlei e fechou a série semifinal em 2 a 0. Agora, a equipe buscará o sexto título de sua história, o quarto consecutivo.
Após vencer o jogo de ida em Osasco por 3 sets a 1, as mineiras entraram em quadra dispostas a garantir a classificação e evitar um jogo extra, que ocorreria novamente no interior paulista. Sempre forçando o saque para desestabilizar o passe e o ataque adversário, o Minas terminou a partida com impressionantes 16 pontos de bloqueio contra apenas seis das comandadas de Luizomar de Moura, que não disputam a decisão desde a temporada 2016-17.
Osasco bem que tentou estragar a festa mineira e fez um excelente primeiro set, chegando aos momentos finais trocando a liderança. Porém, após diversos rallies, o Minas fechou em 27 a 25, após 34 minutos.
Na segunda parcial, o equilíbrio prevaleceu novamente. Mas a história se repetiu e, na reta final, o Minas encaixou cinco bloqueios seguidos e fechou em 25 a 20, ficando a um set da classificação.
A terceira parcial foi a mais tranquila para as atuais tricampeãs. No embalo da torcida, elas dominaram o jogo e, com 25 a 18, confirmaram a vitória por 3 sets a 0 e a vaga na 11ª final da história do clube.
Com 16 acertos, 13 no ataque e três no bloqueio, a oposta Kisy foi a maior pontuadora da partida. Com 15, a ponteira Pri Daroit também teve atuação fundamental, tanto que foi eleita a melhor em quadra e levou o Troféu VivaVôlei.
— Nós tivemos uma sétima jogadora em quadra, que foi a nossa torcida. Deram um verdadeiro show e nos impulsionaram o tempo todo. Jogamos muito enquanto equipe, com muita disciplina e sistemas bem definidos. Estou muito feliz com o desempenho e com o resultado. Vamos comemorar agora, mas para nós a final já vai começar amanhã (quarta-feira, 26) — comentou a capitã Thaisa, que marcou seis pontos de bloqueio.
A decisão da Superliga feminina está marcada para o dia 7 de maio, às 10h, em Uberlândia-MG.