O Rio Grande do Sul conquistou a Divisão Especial do Campeonato Brasileiro de Seleções sub-18 no vôlei masculino. A competição disputada em Itapema-SC teve a final no sábado (22) e os gaúchos venceram o Paraná por 3 sets a 1 (25/20, 25/21, 19/25 e 25/23). Dois caxienses participaram da campanha: o central Guilherme Rosso Cesar, 17 anos, e o ponteiro Carlos Eduardo Estevão Bortolotto, 17.
Os dois são atletas da APAAVÔLEI (Associação dos Pais e Amigos dos Atletas de Voleibol de Caxias do Sul) e ambos estudam e jogam no Colégio La Salle Carmo. A campanha do time gaúcho teve vitórias contra Minas Gerais, São Paulo, Amazonas e derrota para Santa Catarina na primeira fase. Na semifinal, vitória por 3 a 1 contra o Rio de Janeiro. Além do título, o Rio Grande do Sul teve três destaques na seleção da competição: o caxiense Carlos Eduardo foi eleito o melhor ponteiro e Ygor Malfatti o melhor oposto, além do treinador Marcos Toloni.
O vice-campeão Paraná teve o melhor levantador João Vitor, enquanto o terceiro colocado, Rio de Janeiro, teve o ponteiro Luiz Eduardo e o central Davi Nataniel. A Seleção de São Paulo teve o central Gabriel Costa e, de Santa Catarina, o líbero Vitor Heringer. Já o MVP da competição foi o atacante Gabriel Lucas, do Amazonas.
Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal ficaram nas últimas posições e jogam a Primeira Divisão na próxima temporada. O Campeonato Brasileiro de Seleções tem sequência no dia nove de outubro com a disputa da 2ª Divisão sub-18 feminina em Saquarema (RJ).
Além dos dois meninos caxienses, a Seleção Gaúcha contou com mais dois atletas da Serra. Gabriel Nicoletto, do Bento Volei, e Bernardo Wolf Roese, de Nova Petrópolis.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Rio Grande do Sul
2º Paraná
3º Rio de Janeiro
4º Santa Catarina
5º Minas Gerais
6º São Paulo
7º Roraima
8º Mato Grosso
9º Amazonas
10º Distrito Federal