O Napoli vai garantir neste domingo (30) o título de campeão da Serie A se vencer a Salernitana, depois da derrota da Lazio, vice-líder do Campeonato Italiano, em Milão diante da Internazionale, por 3 a 1, pela 32ª rodada.
Em caso de vitória contra o vizinho da região da Campânia às 10h (horário de Brasília), os napolitanos terão uma vantagem de 20 pontos sobre a Lazio e, por isso, não poderão mais ser alcançados pelo time romanos, a seis rodadas do fim.
Em caso de empate, o Napoli ainda precisará de mais um ponto para garantir um 'scudetto' que não conquista desde 1990, na 'era Maradona'.
Em Napoli, os 'tifosi' comemoram este título desde a manhã deste domingo com gritos de "campeões da Itália" e agitando bandeiras com o número '3', aludindo ao que seria o terceiro 'Scudetto' do clube depois dos dois primeiros na época em que a equipe era liderada em campo pelo lendário Diego Maradona (1987 e 1990).
Em um lotado estádio que leva o nome do argentino, duas horas antes do jogo do Napoli, três explosões de comemoração anunciaram os três gols da Inter, centenas de quilômetros ao norte, no estádio San Siro.
A primeira ocorreu quando o argentino Lautaro Martínez empatou para os 'nerazzurri' aos 33 minutos do segundo tempo. O brasileiro Felipe Anderson, aos 30 da primeira etapa, havia aberto o placar para os romanos.
A segunda vibração veio apenas cinco minutos depois, por meio de Robin Gosens e o terceiro da Inter foi marcado novamente por Lautaro, aos 45 do segundo, recolocando a Inter no G-4 da Série A e interrompendo a Lazio, agora 17 pontos atrás do líder.
O técnico da Lazio, Maurizio Sarri, ex-treinador do Napoli, havia anunciado no sábado que faria todo o possível para atrasar o título do seu ex-clube.
Mas a vitória era crucial para a Inter, que precisava dos três pontos para se manter na briga pelas vagas na próxima Liga dos Campeões.
Jogos da 32ª rodada do campeonato italiano (horário de Brasília) e classificação:
Sexta-feira:
Lecce - Udinese 1 - 0
Spezia - Monza 0 - 2
Sábado:
Roma - Milan 1 - 1
Torino - Atalanta 1 - 2
Domingo:
Inter - Lazio 3 - 1
Cremonese - Hellas Verona
Napoli - Salernitana
Sassuolo - Empoli
(13h00) Fiorentina - Sampdoria
(15h45) Bologna - Juventus
* AFP