
Hervé Renard foi efetivado nesta quinta-feira (30) como novo treinador da seleção francesa de futebol feminino. Ele substitui Corinne Diacre, demitida no dia 9 de março. De acordo com o anúncio da Federação Francesa de Futebol (FFF), o vínculo vai até agosto de 2024.
Renard, de 54 anos, foi o técnico da Arábia Saudita na Copa do Mundo de 2022 no Catar e bicampeão da Copa Africana de Nações, com a Zâmbia em 2012 e com a Costa do Marfim em 2015. Ele jamais havia comandado uma seleção feminina.
Sua missão será fazer com que a França brilhe na Copa do Mundo Feminina, marcada para 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. Além de preparar a seleção olímpica para os Jogos de Paris 2024.
No Mundial, as francesas estão no Grupo F, ao lado de Brasil, Jamaica e Panamá. A estreia será diante das jamaicanas, no dia 23 de julho, em Adelaide, na Austrália. Depois, elas enfrentarão as brasileiras no dia 29, em Brisbane, e as panamenhas no dia 2 de agosto, em Sydney.
Renard se despediu da seleção saudita na última terça-feira, depois da derrota no amistoso contra a Bolívia (2 a 1). No Catar, a seleção asiática causou sensação ao vencer a Argentina, que mais tarde se sagraria campeã do torneio.
O experiente treinador substitui Corinne Diacre, demitida pela federação francesa depois de algumas das melhores jogadoras do país terem se afastado da seleção e ameaçado não voltar caso não houvesse mudanças no comando da equipe.