O tour da taça da Copa do Mundo Feminina desembarcou em Brasília, nesta quinta (30). Com as presenças do presidente Lula e da ministra do Esporte, Ana Moser, a cerimônia foi realizada no Palácio da Alvorada a marcou a assinatura de um decreto para fomentar o desenvolvimento da modalidade no país.
A partir de uma estratégia nacional, que será implementada pelo Ministério do Esporte, haverá a promoção de medidas para o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no Brasil. O decreto determina que, em 120 dias, o Ministério elabore um diagnóstico da situação atual do futebol feminino no país e um Plano de Ações até 2025.
Outros pontos em destaque, ainda em referência ao mês da mulher, são o de combate à discriminação nas práticas relacionadas ao futebol e o fomento à participação feminina em posições de gestão, na arbitragem e na direção técnica de equipes.
Durante o evento, o presidente Lula voltou a reforçar o desejo do Brasil em receber o próximo Mundial de 2027. Com a presença do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que o governo irá trabalhar em conjunto com a entidade.
— O governo estará à disposição da CBF para fazer o que for necessário para que a gente consiga trazer em 2027 a Copa do Mundo Feminina para o Brasil — disse Lula.