A CBF flexibilizou a primeira janela de transferências do futebol brasileiro. A informação é do ge.globo. A ampliação do período de transferências dará um tempo maior para Inter e Grêmio se movimentarem no mercado. Há, entretanto, uma limitação.
Os clubes poderão inscrever jogadores até 20 de abril, mas há um porém. A nova data é válida apenas para jogadores que disputaram os campeonatos estaduais. As contratações de atletas vindo do Exterior pode ser feita até 3 de abril, como previsto inicialmente.
A medida é tomada para não prejudicar times que disputam as finais dos regionais. O principal caso é o Água Santa, que está na decisão do Paulistão, com jogos em 2 e 9 de abril. Sem calendário no segundo semestre, a equipe poderia perder até 80% do elenco para a segunda partida, já que os jogadores teriam que se realocar até o dia 3 para iniciar as disputadas das competições nacionais sem esperar a janela de meio do ano.
O segundo período de transferências ficará aberto entre 3 de julho e 2 de agosto de 2023.
O caso do Inter
A dupla Gre-Nal se beneficia por ganhar mais tempo para se reforçar. A situação influencia a vida do Inter na Libertadores.
O departamento de futebol colorado precisa enviar até sábado (1º) a lista com até 50 jogadores inscritos para a disputa da competição continental. Entre eles podem ter até cinco atletas provisórios, que estão em negociação com os clubes. As inscrições definitivas desses nomes podem ser feitas até o dia anterior do início das três primeiras rodadas.
A primeira rodada começa em 3 de abril. A segunda, no dia 18, e a terceira, em 3 de maio.
No caso do Grêmio, há mais tempo para finalizar a transferência de Thiago Santos para o Fluminense.
As janelas de transferências do Brasil
- De 10 de janeiro a 3 de abril: jogadores que atuam no Exterior
- De 10 de janeiro a 20 de abril: jogadores que aturam nos estaduais
- de 3 de julho a 2 de agosto: reabertura do período de contratações