Santa Cruz do Sul voltou a respirar basquete de forma intensa. Depois do retorno do União Corinthians ao cenário nacional, com a participação no Novo Basquete Brasil (NBB), a cidade do Vale do Rio Pardo vive agitada semana com dois importantes jogos da seleção brasileira masculina, que está em busca de classificação para a Copa do Mundo da modalidade, que ocorrerá de 25 de agosto a 10 de setembro, com Japão, Indonésia e Filipinas como sedes.
Para ficar com uma das seis vagas diretas das Américas, o Brasil precisa de uma vitória nos jogos que disputará diante de Porto Rico, na quinta (23), e Estados Unidos, no domingo (26). No momento, a seleção é a segunda colocada do Grupo F, atrás dos americanos, e à frente de México e Uruguai — ainda na briga por uma das vagas do Grupo F. A Colômbia está eliminada.
Na outra chave, o invicto Canadá, 10 vitórias em 10 partidas, já está classificado. As outras duas vagas são disputadas por Venezuela, República Dominicana e Argentina, que estão entre o segundo e o quarto lugar. Bahamas e Panamá já não têm chances de classificação.
Uma sétima vaga será ofertada ao melhor entre os dois quartos colocados de cada chave. Porém, estas equipes não irão se enfrentar e a definição se dará através da campanha. No momento, os argentinos superam os mexicanos.
O processo de classificação nas Américas começou com 23 seleções, duas fases eliminatórias e uma fase de grupos antes da atual etapa. Os resultados da fase de grupos anterior, entre times que estão na mesma chave, inclusive, são computados na classificação desta etapa decisiva.
A Copa do Mundo reúne 32 seleções e, desde a última edição, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) adotou modelo de classificação e disputa semelhante ao futebol. Até agora, 17 países já estão classificados e curiosamente uma das três anfitriãs não terá time no Mundial.
De acordo com critérios da FIBA, a Indonésia precisa estar ao menos entre as oito melhores da Copa da Ásia de 2022. Porém, os indonésios pararam nas oitavas de final, diante da China, e, desta forma, não disputarão a competição que irão sediar, algo inédito na história do evento.
Confira como está a classificação nas Américas e os jogos que restam:
Grupo E
- Canadá - 10 vitórias - 0 derrota
- Venezuela - 7 vitórias - 3 derrota
- República Dominicana - 7 vitórias - 3 derrotas
- Argentina - 7 vitórias - 3 derrotas
- Bahamas - 3 vitórias - 7 derrotas
- Panamá - 2 vitórias - 8 derrotas
Grupo F
- Estados Unidos - 8 vitórias - 2 derrotas
- Brasil - 7 vitórias - 3 derrotas
- Porto Rico - 6 vitórias - 4 derrotas
- México - 6 vitórias - 4 derrotas
- Uruguai - 5 vitórias - 5 derrotas
- Colômbia - 3 vitórias - 7 derrotas
Veja os jogos desta janela das Eliminatórias:
- 23/02
Colômbia x México, em Medellín
Brasil x Porto Rico, em Santa Cruz do Sul, às 19h30
Uruguai x EUA, em Montevidéu
Venezuela x Bahamas, em Caracas
Panamá x República Dominicana, na Cidade do Panamá
Argentina x Canadá, em Mar del Plata - 26/02
Colômbia x Porto Rico, em Medellín
Brasil x EUA, em Santa Cruz do Sul, às 21h30
Uruguai x México, em Montevidéu
Venezuela x Canadá, em Caracas
Argentina x República Dominicana, em Mar del Plata
Panamá x Bahamas, na Cidade do Panamá
Confira os países já classificados para a Copa do Mundo:
- Japão
- Filipinas
- Finlândia
- Costa do Marfim
- Nova Zelândia
- Líbano
- Canadá
- Austrália
- Alemanha
- Letônia
- Itália
- Espanha
- China
- Eslovênia
- Lituânia
- França
- Grécia