A seleção brasileira masculina de basquete realizou na manhã desta segunda (20) o primeiro treino no Ginásio Arno Frantz, em Santa Cruz do Sul. A equipe está na cidade para a última janela das Eliminatórias da Copa do Mundo, quando enfrenta Porto Rico e EUA, nos dias 23 e 26. O técnico Gustavo De Conti já tem à disposição quase todo o grupo. O treinador também precisou fazer alguns ajustes no elenco por dispensas de última hora.
O ala/armador Vitor Benite (Gran Canaria-ESP) chegou nesta segunda, e estará no treino da noite, às 19h30min. O armador Marcelinho Huertas (Tenerife-ESP) e o ala Gui Santos (Santa Cruz Warriors -EUA) chegam na terça-feira para os treinos do dia.
Com a classificação do Sydney Kings para a final na Austrália, o pivô Tim Soares não virá mais, sendo substituído por Wesley Castro, do Minas Tênis Clube. Já o ala/pivô Lucas Dias (Sesi/Franca-SP), por questões familiares, foi liberado.
— Sabemos a importância dessa janela, de buscar a sonhada vaga no Mundial. Vamos trabalhar para vencer os dois jogos e classificar como primeiro do grupo. O time vem numa sequência boa, motivado e o clima está muito bom — comentou o ala e pivô Bruno Caboclo.
Na classificação das Eliminatórias, o Brasil está em segundo lugar do Grupo F — sete vitórias e três derrotas. A liderança é dos Estados Unidos, com oito vitórias e apenas duas derrotas.
Vencendo um dos dois duelos em Santa Cruz do Sul, a seleção brasileira está garantida no Mundial, que será disputado de 25 de agosto a 10 de setembro e terá como sedes Indonésia, Japão e Filipinas.
*Confira a classificação do Grupo F das Eliminatórias:
- Estados Unidos - 8 vitórias - 2 derrotas
- Brasil - 7 vitórias - 3 derrotas
- Porto Rico - 6 vitórias - 4 derrotas
- México - 6 vitórias - 4 derrotas
- Uruguai - 5 vitórias - 5 derrotas
- Colômbia - 3 vitórias - 7 derrotas
Veja os jogos desta janela das Eliminatórias:
- 23/02
Colômbia x México, em Medellín
Brasil x Porto Rico, em Santa Cruz do Sul
Uruguai x EUA, em Montevidéu - 26/02
Colômbia x Porto Rico, em Medellín
Brasil x EUA, em Santa Cruz do Sul
Uruguai x México, em Montevidéu
*Os três primeiros colocados se classificam para a Copa do Mundo