A Fifa definiu em conselho técnico realizado em Ruanda, na África, nesta terça-feira (14), a divisão das vagas do novo Mundial de Clubes que será organizado pela entidade máxima do futebol. O novo torneio só será posto em prática entre junho e julho de 2025.
Dos 32 lugares para a competição, 12 serão para equipes europeias, seis para as sul-americanas, quatro para asiáticos, africanos e América do Norte e Central, uma para os clubes da Oceania e uma para o time do país-sede do torneio. Segundo a Fifa, a decisão foi tomada com base em um "conjunto de métricas e critérios objetivos".
O Mundial de Clubes desta temporada será disputado no atual formato, com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede). A Fifa definiu por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023.
O projeto da Fifa é fazer uma cópia do formato da Copa do Mundo de seleções, com a fórmula realizada até 2022, com oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros se classificando para as oitavas de finais. Depois disso, quartas de final, semifinal e final.
No caso da Copa do Mundo de seleções, a fórmula vai mudar a partir de 2026, com o aumento de 32 para 48 equipes. A Fifa ainda vai decidir se serão 12 grupos de quatro seleções ou 16 grupos de três seleções.