Depois do Catar, a próxima Copa do Mundo será sediada em três países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá. Os dois primeiros países voltam a receber um Mundial em seu território.
A grande questão da 22ª edição da maior competição de nações do planeta gira em torno do aumento de participantes: de 32 para 48. Porém, segundo Arsène Wenger, chefe do desenvolvimento global de futebol da Fifa, esta nova estrutura "não está definida", apesar da aprovação da medida em 2016.
Conforme disse o ex-treinador do Arsenal, caso se confirme o aumento de seleções, o formato da primeira fase poderá ser em 16 grupos de três equipes, ou 12 com quatro. Já o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, deu uma entrevista à BBC, na época, afirmando a vantagem financeira a partir da mudança em questão:
— O formato de 48 equipes é o mais atraente ou bem-sucedido, simplesmente porque o elemento esportivo prevalece e cada partida é importante. A decisão não deve ser motivada financeiramente, nem em termos de receita ou custos, mas o motor deve realmente ser o desenvolvimento do futebol e impulsionar o esporte em todo o mundo.
Cidades da Copa de 2026
Serão 16 cidades divididas entre os três países sedes da Copa. A maioria dos estádios fica nos Estados Unidos.
- EUA: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York.
- México: Guadalajara, Monterrey e Cidade do México.
- Canadá: Vancouver e Toronto.
Copa do Mundo no Canadá, México e Estados Unidos
Estados Unidos e México somam juntos três edições de Copa do Mundo disputadas em seus territórios. Inclusive, o tetra brasileiro foi conquistado na única vez em que os norte-americanos receberam a competição, em 1994. Antes, em 1970, quando a Seleção Brasileira conquistou o Tri, a competição foi em solo mexicano.
Em 1986, o México recebeu seu segundo Mundial. Na ocasião, o torneio seria disputado na Colômbia, mas o país desistiu por problemas econômicos. Desta forma, a nação da América do Norte se tornará o país que mais sediará Mundiais, somando três oportunidades.
O Canadá, com pouca tradição no meio futebolístico, receberá a Copa pela primeira vez em sua história. A seleção canadense tem somente duas participações no torneio da Fifa.
- México — sede em 1970, 1986 e 2026
- Estados Unidos — sede em 1994 e 2026
- Canadá — sede em 2026