Algoz da brasileira Bia Haddad Maia na semifinal, a suíça Belinda Bencic sagrou-se campeã do WTA 500 de Abu Dhabi, neste domingo (12), ao derrotar a russa Liudmila Samsonova por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 7/6 (8) e 6/4, em 2h48 de partida.
Bencic conquistou o seu segundo título na temporada. Antes, havia levado o WTA 250 de Adelaide. A suíça, número 9 do ranking da WTA, foi campeã pela oitava vez na carreira.
A suíça ainda quebrou uma série de quatro confrontos diretos sem vencer Samsonova, que subirá para o 15º lugar do ranking da WTA. Esta a 12ª vitória de Bencic na temporada.
No primeiro set, a russa foi arrasadora e não deu a menor chance para a rival. Samsonova salvou um break point logo de cara, mas foi o único susto. Depois deslanchou e largou na frente sem maiores dificuldades, fechando por 6 a 1.
O segundo set foi mais emocionante. A suíça resolveu jogar e chegou a abrir 5 a 2, mas falhou nos saques e deixou a russa chegar. Samsonova, que marcou dez aces durante toda a partida, chegou a três oportunidades no tie-break para liquidar a decisão, mas Bencic resistiu e conseguiu empatar o duelo.
Liudmila Samsonova voltou sem o mesmo ímpeto para o terceiro set e chegou a reclamar de dores no ombro. Belinda Bencic, que não tinha nada com isso, se impôs, arriscou mais e conseguiu uma virada sensacional para confirmar o seu segundo título na temporada.