A tradicional multidão em azul preto e branco deu lugar a uma multidão em azul celeste, na tarde desta quarta-feira (4), no entorno da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Bairro Humaitá, que normalmente une gremistas em dias de jogos, reuniu milhares de pessoas para o encontro com Luisito Suárez, ídolo uruguaio. Em uma breve passada de olhos próximo a rampa sul de acesso ao estádio gremista, era possível contar pelo menos uma dúzia de camisetas com "Suárez, 9" nas costas.
O professor Renã Covolan, de 37 anos, estava na fila para ingressar no estádio antes mesmo de os portões abrirem. Ele destaca que assim que Suárez foi anunciado, correu para comprar a camisa 9:
— Foi na mesma hora, anunciaram e eu fui comprar. Acho que todo o torcedor estava precisando desse momento depois do que passamos.
E a vontade de garantir a camisa celeste personalizada com o número 9 era grande entre os torcedores. A loja oficial do clube no estádio, a GrêmioMania, estava com movimento intenso. Dezenas de gremistas comprando a camisa antes mesmo da apresentação oficial da estrela da noite. Movimento que foi percebido também no entorno da casa Tricolor. Os bares e restaurantes ao redor da Arena registraram a maior presença de torcedores. Diego Jardim, proprietário do bar Sede do Vale, falou sobre a movimentação:
— Era uma coisa que ninguém esperava, porque estava todo mundo se preparando para abrir na Recopa Gaúcha. Então, quando o Grêmio anunciou o Suárez, a gente correu para receber o público.
Diego destaca também a importância desse público para os comerciantes, depois dos últimos dois anos com baixo movimento
— O Grêmio passou pela B e, querendo ou não, o movimento era menor. A gente trabalhava só pra se manter. Agora vamos conseguir respirar — acrescentou.
No bar da Sede do Vale, estava Rafael Renan. O vendedor de 33 anos chamava atenção dos torcedores pela sua semelhança com o novo reforço gremista. Rafael conta que, desde 2014, na Copa do Mundo, notou que tinha essa similaridade visual com o atacante uruguaio e, desde então, abraçou a ideia:
— Minha esposa me incentivou muito a fazer isso. Hoje, a galera me para na rua e pede até foto — revelou.
E a euforia do torcedor pela contratação de Suárez chegou até nós gremistas mais experientes. Darcilio Eduardo Messias e Diones Messias são da mesma família e dividem esse amor há décadas. Estiveram presentes na inauguração do antigo Estádio Olímpico e garantem:
— Podemos falar que o Suárez é a maior contratação do Grêmio porque vimos de tudo, somos do tempo do Olímpico, e hoje viemos aqui presenciar a chegada dele.