Rafael Nadal perdeu novamente na United Cup, o torneio de equipes mistas, nesta segunda-feira (2), em Sydney, na Austrália. A derrota desta vez foi para o tenista local Alex de Minaur, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 7/5, após 2h42 na quadra central Ken Rosewall Arena.
Em entrevista coletiva, Nadal culpou a falta de ritmo por mais uma derrota, assim como ocorreu diante do britânico Cameron Norrie.
O espanhol, que detém o recorde com 22 títulos de Grand Slam, disse que precisa de mais partidas como a desta segunda-feira para estar pronto para defender seu título no Aberto da Austrália.
— Eu preciso de horas na quadra. Eu preciso de batalhas assim. Não joguei muitas partidas oficiais nos últimos seis meses, quase sete — disse Nadal, de 36 anos, que recentemente sofreu com problemas nos pés, costelas e abdômen.
— Tenho duas semanas antes do início do Aberto da Austrália. Não posso dizer que a situação seja ideal mas, ao mesmo tempo, também não posso dizer que seja muito negativa, porque às vezes joguei bem — afirmou o tenista.
Espanha e Austrália entraram no jogo desclassificadas depois de perderem para a Grã-Bretanha, que enfrenta os Estados Unidos na quarta-feira, na fase de mata-mata por uma passagem para as semifinais.
Os Estados Unidos venceram a Alemanha por 4 a 0 (6/2 e 6/3), com a vitória de Madison Keys sobre Jule Niemeier, depois que Taylor Fritz derrotou Alexander Zverev .
Fritz aproveitou seu saque dominante para vencer por 6/1 e 6/4. Nono no ranking mundial, o americano conquistou 96% (26/27) dos pontos no primeiro saque e teve retornos certeiros para bater Zverev, 12º do mundo, em apenas 64 minutos.
Equipes de 18 países estão participando da primeira United Cup, competindo em Brisbane, Perth e Sydney até quarta-feira. Os três campeões de cada cidade e do país com a próxima melhor pontuação na fase de grupos se encontrarão na Ken Rosewall Arena de sexta a domingo para determinar o vencedor geral.