O técnico Sylvinho, de 48 anos, vai comandar uma seleção nacional pela primeira vez em sua carreira. Ex-Lyon e Corinthians, o paulista estará na casa-mata da Albânia pelos próximos 18 meses.
A federação de futebol albanesa (FSHF) chegou a um acordo com o treinador até o final da Eurocopa de 2024, que será disputada na Alemanha.
Ao lado de Sylvinho, os ex-atletas Javier Zabaleta, da Argentina, e o brasileiro Doriva farão parte da comissão técnica da seleção europeia. Ainda faltam as assinaturas de todos os componentes, que deve acontecer na segunda-feira (9).
Em nota, a Federação da Albânia disse a chegada do brasileiro tem como "objetivo a classificação paras as finais da Eurocopa 2024. Caso isso seja alcançado, o técnico e a comissão vão se beneficiar de bônus significativos".
A equipe jogará as eliminatórias para a maior competição de nações do Velho Continente no Grupo E, ao lado de Polônia, República Tcheca, Ilhas Faroe e Moldávia. Os jogos acontecem entre março e novembro de 2023, e o play-off está agendado para março de 2024.
Ex-lateral da Seleção Brasileira e do clube paulista no qual também treinou, Sylvinho atuou enquanto jogador no Arsenal, Barcelona e Manchester City.