O brasileiro Hugo Calderano venceu o sul-coreano Jang Woojin, 18º do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), neste sábado (21), por 4 a 1, parciais de 12/10, 11/13, 11/3, 14/12 e 11/7, após 53 minutos de partida e sagrou-se campeão do WTT Contender Doha, no Catar.
Esta foi a segunda conquista seguida do número seis do mundo na temporada. Na semana passada, ele havia vencido o WTT Contender de Durban, na África do Sul. Agora, o mesa-tenista carioca soma seis títulos no Circuito Mundial, quatro da série WTT.
Os títulos em sequência recolocarão o brasileiro no top 5 do ranking, na atualização semanal que será divulgada na terça-feira (24). Hugo Calderano voltará a ser o melhor não-asiático da lista, atrás apenas dos chineses Fan Zhendong, Ma Long e Wang Chuqin e do japonês Tomokazu Harimoto.
Para chegar à final e se sagrar campeão no torneio disputado no Lusail Sports Arena, Calderano deixou pelo caminho o porto-riquenho Ángel Naranjo, o austríaco Robert Gardos e os chineses Yuan Licen e Xiang Peng.
Na decisão, Woojin começou forte e abriu 4-0, com dois breaks. Calderano reagiu aos poucos e buscou a igualdade em 6-6. No final da primeira parcial, o brasileiro chegou a sacar com um set point (11-10), mas foi fechar em 12-10 quando o sul-coreano estava sacando.
Já no segundo set, o equilíbrio marcou os primeiros pontos até o brasileiro abrir vantagem e chegar a ter 10-7 e saque. Mas Woojin reagiu e conseguiu virar em empatar o confronto. Apesar de perder o set anterior, Calderano não tomou conta do rival na terceira parcial e de cara abriu 7-0, para fechar em confortáveis 11-3.
O equilíbrio voltou a ser a tônica do quarto set. O brasileiro chegou a ter leve vantagem no começo com um 6-2, mas o sul-coreano reagiu e empatou em 9-9 e depois de salvar dois set points, chegou a ter a chance de empatar a partida ao receber o saque com 12-11. Com três pontos seguidos, Calderano fez 14-12 e ficou perto do título.
Na quinta parcial, depois de um 4-4 inicial, o brasileiro assumiu o controle e abriu diferença em 8-4, até fechar o jogo em 11-7 e garantir o título que lhe garantiu 400 pontos no ranking e um prêmio de US$ 5 mil (R$ 26 mil).
Após o grande início de temporada no WTT, com dez vitórias seguidas e dois títulos, Hugo Calderano voltará suas atenções para a T-League, a liga japonesa de tênis de mesa. O carioca defenderá o Kinoshita Meister Tokyo em jogos marcados para fevereiro.