O brasileiro Hugo Calderano sagrou-se campeão do WTT Contender Durban 2023. Na manhã deste domingo (15), ele venceu o ucraniano Yaroslav Zhmudenko, 145º colocado do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) por 4 a 0 (11/4, 11/5, 11/2 e 11/8), em menos de 30 minutos de partida, e comemorou o quinto título no Circuito Mundial, o terceiro da série WTT.
Cabeça de chave número do torneio, o carioca impôs um ritmo muito forte nas três parciais iniciais e não deu nenhuma chance ao adversário, que foi a grande surpresa da competição. Defendendo muito bem e com contragolpes precisos, o n número 7 do mundo liderou o duelo sempre com larga vantagem.
A situação mudou um pouco na quarta parcial, quando Zhmudenko conseguiu equilibrar e forçou o brasileiro a cometer erros. Desta forma, o ucraniano licerou o marcador até 8-6. Mas Calderano retomou o ritmo inicial e virou para 11-8, garantindo os 400 pontos no ranking da ITTF e o prêmio de US$ 5 mil (R$ 25,4 mil) destinados ao campeão.
Na próxima semana, Hugo Calderano disputará o WTT Contender Doha 2023, no Catar, que acontecerá até o dia 21 de janeiro. Além dele, o Brasil será representado por Bruna Takahashi e Vitor Ishiy.