A brasileira Gabriella Mantena conquistou neste sábado (28) a medalha de prata no Grand Prix de Judô de Portugal, que está sendo disputado na cidade de Almada. Na final, a brasileira foi derrotada por Barbara Timo, carioca naturalizada portuguesa, após vencer cinco combates na categoria até 63 kg.
Na primeira rodada, a judoca do Minas Tênis Clube foi rápida. Contra Syerina, da Indonésia, ela obteve um ippon com apenas 19 segundos. Na segunda rodada, Gabriella encarou a israelense Adelina Novitzki e o duelo ficou empatado com um waza-ari para cada até que Mantena aplicou um ippon no golden score para eliminar a rival.
Nas oitavas de final, a brasileira de 21 anos encontrou a tcheca Renata Zachova e aplicou dois waza-aris para avançar. Garantida na disputa por medalhas, Mantena enfrentou a espanhola Sarai Padilla Guerrero e avançou com um waza-ari no início do combate. Na semifinal, a adversária foi a cabeça de chave 1, a venezuelana Anriquelis Barrios. Em luta dura, Gabriella se garantiu na disputa pelo ouro após três advertências para a rival.
Na final, a torcida da casa empurrou Barbara Timo, que defende Portugal desde 2019, ano em que se sagrou vice-campeã mundial. Com muito volume na luta, a carioca de 31 anos forçou três punições para Gabriella Mantena, que foi desclassificada e acabou com a medalha de prata.
Outros cinco brasileiros disputaram o Grand Prix neste sábado. Ketleyn Quadros (Sogipa) estreou na segunda rodada da categoria até 63 kg e foi derrotada pela romena Florentina Ivanescu; Ellen Froner ( Pinheiros) teve bom desempenho nos 70 kg e depois de vencer Maya Kogam de Israel, e Sudaba Aghayeva, do Azerbaijão, acabou parando na australiana Aoife Coughlan; Aléxia Castilhos (Sogipa) também competiu nos 70 kg e mesmo estreando na segunda rodada, contra a sueca Anna Bernholm, não conseguiu avançar; Michael Marcelino (Sesi-SP) caiu na estreia dos 73 kg, diante do sul-coreano Heoncheol Kang; e Eduardo Yudy Santos (Pinheiros) venceu o português Diogo Rangel, mas logo depois perdeu para o búlgaro Georgi Gramatikov nos 81 kg.
Com o pódio de Gabriella Mantena, o Brasil tem duas medalhas de prata em Portugal. A anterior foi conquistada por Rafaela Silva. No domingo, último dia de competição, o time brasileiro terá Marcelo Gomes (Sogipa/90kg), Giovanni Ferreira (Pinheiros/90kg), Eduardo Bettoni (MInas Tênis Clube/100kg), Leonardo Gonçalves Sogipa/(100kg), João Cesarino (Instituto Reação/+100kg), Rafael Silva (Pinheiros/+100kg), Millena Silva (Minas Tênis Clube/78kg), Samanta Soares (Instituto Reação/78kg) e Giovanna Santos (+78kg) em ação.
Confira os resultados do segundo dia do GP de Portugal:
63 kg feminino -
Ouro: Barbara Timo (POR)
Prata: Gabriella Mantena (BRA)
Bronze: Cristina Cabaña Pérez (ESP)
Bronze: Iva Oberan (CRO)
73 kg masculino -
Ouro: Obidkhon Nomonov (UZB)
Prata: Zhansay Smagulov (CAZ)
Bronze: Jose Aranda Olalla(ESP)
Bronze: Heoncheol Kang (COR)
70 kg feminino -
Ouro: Aoife Coughlan (AUS)
Prata: Elvismar Rodríguez (VEN)
Bronze: Ida Eriksson (SUE)
Bronze: Szabina Gercsak (HUN)
81 kg masculino -
Ouro: Joon-Hwan Lee (COR)
Prata: Eljan Hajiyev (AZE)
Bronze: Mihail Latisev (MDA)
Bronze: Frank de Wit (HOL)