Adiado por causa da pandemia em 2021, o Campeonato Sul-Americano sub-20 está de volta. A 30ª edição da competição começa nesta quinta-feira (19) e vai até o dia 12 de fevereiro, na Colômbia. A seleção brasileira estreia às 19h, contra o Peru, no Estádio Pascual Guerrero, em Cali. O SporTV exibe todos os jogos do torneio, que vale vaga na Copa do Mundo da categoria.
O time brasileiro comandado pelo técnico Ramon Menezes conta com apenas um jogador da dupla Gre-Nal: o volante gremista Ronald Falkoski, 19 anos, natural de Porto Alegre. O atleta estava atuando no time de transição e agora se prepara para sua primeira competição oficial com a camisa da seleção brasileira.
Se a relação inicial contava com nomes como Endrick, do Palmeiras, e Matheus França, do Flamengo, a CBF teve dificuldade para conseguir a liberação de todos, e Ramon Menezes precisou realizar mudanças na convocação.
— Eu já vejo Endrick como realidade. O que ele fez na base do Palmeiras chamou muito a atenção. No sub-17, ele também foi muito bem. Já faz parte do profissional, entrou, fez gols. Ele tem muito futuro, até pensando em Seleção Brasileira principal, no ciclo olímpico. Temos um leque de opções. É uma geração muito promissora — avaliou o treinador.
Na primeira fase do torneio, as 10 seleções se enfrentam dentro de cada grupo. No A, além do Brasil, maior vencedor da história do Sul-Americano sub-20, com 11 títulos conquistados, estão Peru, Argentina, Colômbia e Paraguai. O Grupo B conta com Uruguai, Bolívia, Chile, Equador e Venezuela. As três primeiras classificadas de cada chave avançam para um hexagonal final.
Nesta fase decisiva, as quatro equipes com mais pontos classificam-se para a Copa do Mundo da categoria, que ocorre na Indonésia, entre os meses de maio e junho. Já os três primeiros garantem vaga no torneio masculino de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em outubro deste ano.
O Sul-Americano sub-20 é realizado de dois em dois anos. A última edição ocorreu em 2019, no Chile, e terminou com o título inédito do Equador. A seleção brasileira não vence a competição desde 2011, quando goleou o Uruguai por 6 a 0 no último jogo, uma espécie de final, com gols de Lucas Moura (3 vezes), Neymar (2) e Danilo. A geração comandada por Ney Franco ainda tinha nomes como Casemiro e conhecidos da Dupla, como Alan Patrick, Fernando, Juan Jesus, Saimon e Oscar.
Os convocados
- Goleiros: Kaíque (Palmeiras), Kauã (Flamengo) e Mycael (Athletico-PR);
- Laterais: Arthur (América-MG), André (Bahia), Kaiki (Cruzeiro) e Patryck (São Paulo);
- Zagueiros: Douglas (Bragantino), Robert (Corinthians), Weverton (Cruzeiro) e Jean (Coritiba);
- Meias: Andrey (Chelsea), Marlon (Vasco), Ronald (Grêmio), Alexsander (Fluminense) e Guilherme (Corinthians);
- Atacantes: Stênio (Cruzeiro), Pedrinho (Corinthians), Giovane (Corinthians), Renan (Athletico), Luis Guilherme (Palmeiras), Savio (PSV) e Vitor Roque (Athletico).
Grupos
- Chave A — Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Peru;
- Chave B — Bolívia, Chile, Equador, Uruguai e Venezuela.
Jogos do Brasil na primeira fase
1ª RODADA
Quinta-feira (19)
19h – Peru x Brasil
3ª RODADA
Segunda-feira (23)
21h30min – Argentina x Brasil
4ª RODADA
Quarta-feira (25)
21h30min – Brasil x Colômbia