O técnico da Croácia, Zlatko Dalic, comemorou a vitória de sua equipe sobre o Brasil, nas quartas de final da Copa do Mundo, e reconheceu que seu elenco eliminou "o principal favorito" do torneio.
— É uma vitória para o povo croata. Foi uma grande partida, eliminamos o principal favorito — disse Dalic ao canal de televisão público croata HRT. — A Croácia dá o seu melhor quando necessário. Quando é importante, a Croácia sempre consegue. Ninguém deve nos subestimar — completou.
Enaltecendo a força de seu elenco, o treinador acredita que ainda há mais a conquistar:
— Isso é a Croácia: orgulho, coragem, fé e patriotismo. Este não é o final (...) Vamos seguir em frente. Podemos conquistar muito.
A seleção croata, que fez sua estreia na Copa do Mundo de 1998, coleciona campanhas históricas, a começar pela inaugural, na França, quando bateu a Alemanha, e ficou em terceiro lugar. O resultado veio apenas sete anos depois da declaração de independência do país e três depois do fim da sangrenta guerra que marcou o término da Iugoslávia.
Vinte anos mais tarde, Copa do Mundo da Rússia, os croatas chegaram até a final, eliminando a Dinamarca, Rússia e Inglaterra pelo caminho, mas perdendo a final de 4 a 2 para a França, que se consagrou campeã.
A Croácia disputa a semifinal na próxima terça-feira (13), contra o vencedor do confronto entre Argentina e Holanda.