A organização do Rio Open confirmou nesta quinta-feira (15) mais três tenistas de peso na chave principal da sua edição 2023. O torneio de nível ATP 500, a ser disputado entre os dias 18 e 26 de fevereiro, terá o austríaco Dominic Thiem, campeão do US Open de 2020, o italiano Lorenzo Musetti e o argentino Diego Schwartzman. Antes deles, o espanhol Carlos Alacaraz, atual número 1 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, terceiro, já haviam garantido presença.
Do trio anunciado nesta quinta, somente Musetti será estreante. O jovem de 20 anos é o atual 23º do mundo e uma das apostas da sua geração.
— Estou muito animado para jogar no Rio pela primeira vez. Já ouvi tantas coisas boas sobre a cidade, o torneio e especialmente a torcida — afirmou o italiano que tem dois títulos no currículo.
Thiem, por sua vez, voltará ao saibro do Jockey Club Brasileiro, após estar ausente no torneio neste ano. Ele foi campeão no Rio em 2017 e é um dos mais experientes da chave de 2023. Em fase difícil, o austríaco ocupa no momento a 103ª posição do ranking, após uma série de problemas físicos nas últimas duas temporadas.
— Não é segredo nenhum que eu adoro jogar no Rio. A gira sul-americana de saibro tem sido fundamental na minha carreira em muitos modos. Sempre me senti muito bem recebido e em casa nas quadras do Jockey Club e estou muito ansioso para voltar para o Rio Open em 2023 — afirmou o ex-número 3 do mundo.
Por sua vez, Diego Schwartzman também já foi campeão do Rio Open, em 2018, e vice neste ano.
— Para o Rio Open é um privilégio poder contar com outro nome da nova geração de tenistas como o Musetti e é sempre especial poder contar com a presença de dois dos melhores jogadores de saibro. O Thiem chega em um momento diferente da carreira sendo a primeira participação dele no Rio desde o titulo do US Open de 2020. O Schwartzman teve mais uma temporada consistente e segue firme no Top 25 e o Musetti vai aos poucos se relevando com uma das novas sensações da ATP — disse Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.