Imagine ser eleito o melhor do Brasil em sua profissão por duas vezes consecutivas e, de quebra, ter conquistado um título mundial representando a seleção brasileira? Agora, imagine tudo isso com dois anos de carreira profissional. Essa é a vida de Paulo Henrique "PHzin" Chaves, jogador profissional de Fifa, jogo de futebol virtual desenvolvido pela EA Sports.
Natural de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, PHzin, 19 anos, começou no cenário profissional de Fifa quando completou 18 anos e, enfim, pôde participar das competições organizadas pela EA. Hoje, já coleciona inúmeros títulos: foi campeão do Qualify Sul-Americano por quatro vezes, é o atual campeão da Libertadores e campeão da Copa do Mundo de Fifa.
Representando a seleção brasileira de Fifa, ele esteve ao lado de Klinger Castro e Gabriel Crepaldi na disputa do Fifa eNations Cup, em julho deste ano, na Dinamarca. Também estavam no grupo, Pedro Resende, agora seu companheiro time — os dois defendem o Ajax-HOL — e Gabriel "Gabgol" Guimarães, técnico e manager do Brasil.
Durante a competição, os brasileiros precisaram reverter a desvantagem sofrida no primeiro dia para garantir a classificação aos playoffs. O grupo tinha a Argentina, Dinamarca, Escócia, Inglaterra e Singapura. Nos jogos de ida, o Brasil terminou com três empates (Inglaterra, Argentina e Escócia) e duas derrotas (Dinamarca e Singapura). No segundo dia, veio a campanha que embalou para o título: quatro vitórias (Inglaterra, Dinamarca, Escócia e Singapura) e apenas uma derrota (Argentina).
— Tivemos uma virada de chave depois do primeiro dia, quando não vencemos nenhum jogo, que foi fundamental. A nossa força mental e as análises dos adversários encaixaram e reencontramos nosso jogo. Nós havíamos treinado muito bem para o campeonato, mesmo chegando apenas três dias antes do início da competição. Tudo que a gente queria era ter era um bom desempenho na competição e dar uma resposta positiva a todas críticas que recebemos depois do primeiro dia — recordou em entrevista ao Geração Start, podcast de GZH.
O título foi confirmado com vitórias sobre a Espanha, nas oitavas de final, França, nas quartas, Itália, nas semifinais, e Polônia, na grande decisão. Esse com um gol incrível marcado por PHzin, praticamente no último lance do jogo. O Brasil venceu os poloneses de virada por 2 a 1.
Depois da América, a Europa
Depois de conquistar o título Mundial, PHzin passou a viver muitas mudanças. A principal delas, a de organização — equipe de eSports. Até o fim do Fifa 22, jogo em que foi campeão com a seleção Bbrasileira, ele defendia a R10 Esports, time de esportes eletrônicos de Ronaldinho Gaúcho. Com o sucesso obtido nos dois anos de profissionalismo, o jogador chamou atenção de organizações europeias e decidiu mudar de ares.
Paulo Henrique acertou a sua transferência para o Ajax, da Holanda. Com o contrato de uma temporada, ele espera permanecer defendendo organizações europeias para realizar o objetivo de se mudar para a Europa. Durante essa temporada, ele ainda disputará as competições da América do Sul, mas para o próximo ano a ideia é disputar as competições europeias.
— Não quero que entendam como soberba, mas tudo que eu tinha para disputar por aqui, eu conquistei. Agora, chegou a hora de buscar novos desafios. Quero que os brasileiros acompanhem os torneios da Europa sabendo que alguém estará lá representando eles. Quero conquistar títulos maiores, quero ter uma qualidade de vida melhor, com um estrutura melhor para jogar e, além disso, evoluir meu inglês — explicou.
Sonho do Mundial solo
Com títulos importantes conquistados na América do Sul e o sonho de se mudar para Europa e disputar a Champions League de futebol virtual, PHzin também ressalta seu principal objetivo a partir de agora: ser campeão mundial na modalidade solo.
— Defender a seleção brasileira é a coisa mais especial que eu já vivi e vou viver na minha vida. Nunca haverá nada igual. Mas, pessoalmente e profissionalmente, o que eu sempre tive como objetivo e sonho é ganhar o Mundial sozinho. E eu não vou parar de jogar Fifa enquanto eu não ganhar — finalizou.