A gira latino-americana de Rafael Nadal e Casper Ruud teve início nesta quarta-feira (23), à noite, em Buenos Aires. Na capital argentina, no Parque Roca, os dois finalistas da última edição de Roland Garros protagonizaram um bom duelo acompanhado por cerca de 15 mil espectadores e que terminou com vitória do espanho por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (8) e 6/2.
Os dois jogadores entraram em quadra e Nadal foi ovacionado pelo público que gritou seu nome e entoou cânticos de "ole, ole, ole, Rafa, Rafa". A partida começou bem equilibrada e a primeira quebra de saque foi do norueguês, que no último domingo ficou com o vice-campeonato do ATP Finals. Mas logo no game seguinte, o sexto, o espanhol devolveu o break e o primeiro set foi definido no tie-break, onde mais uma vez Ruud teve chances de vencer e não conseguiu confirmar a vantagem. Com um 10-8, o veteranos de 36 anos mostrou a conhecida forma e largou em vantagem.
Na segunda parcial, Nadal assumiu o controle do jogo e até mesmo um boleiro foi à quadra para jogar uns pontos ao lado do ídolo. Com duas quebras de saque, o espanhol fechou em 6/2 e venceu o primeiro dos seis confrontos programados entre eles.
Após o duelo de simples, Rafael Nadal e Casper Ruud seguiram em quadra para a disputa de um set de duplas mistas, ao lado de duas das maiores jogadoras da história da Argentina. O espanhol dividiu a rede com Gabriela Sabatini, ex-número 3 do mundo e que foi campeã de simples do Aberto dos EUA de 1990 e duplas, em Wimbledon-1988. Já Casper Ruud jogou com Gisela Dulko, que liderou o ranking mundial de duplas da WTA em 2010 e que foi campeã do Aberto da Austrália de 2011 em parceria com a italiana Flavia Pennetta. Com muita descontração e demonstrações de habilidade, Nadal e Sabatini venceram por 6/4.
Rafael Nadal e Casper Ruud voltam a se enfrentar na sexta, em Santiago, no Chile. A turnê prosseguirá no sábado (26), quando eles irão duelar no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. Já no dia seguinte eles desembarcarão em Quito, no Equador, para mais um jogo-exibição. No dia 19, o duelo acontecerá em Bogotá, na Colômbia. A série será encerrada no dia 1º de dezembro, na Cidade do México.