A Fifa compartilhou nas redes sociais uma foto que mostra como a seleção japonesa deixou o vestiário após a vitória contra a Alemanha, por 2 a 1, em partida realizada nessa terça-feira (23) pelo Grupo E da Copa do Mundo. Na imagem, é possível ver o local perfeitamente limpo e organizado.
Além dos jogadores japoneses terem dobrado as roupas, organizado os itens e pendurado cabides nas divisórias do local, eles deixaram tsurus — dobraduras em formato de pássaro — sobre a mesa, para decorar o ambiente e como uma forma de agradecimento aos organizadores do mundial.
Após o fim da partida de estreia da seleção japonesa no mundial, torcedores do Japão recolheram copos, garrafas e outros objetos descartáveis do chão e das cadeiras do estádio, colocando o lixo em sacos plásticos.
"Depois de uma virada histórica contra a Alemanha no quarto dia da Fifa World Cup, os torcedores do Japão limparam o lixo do estádio enquanto a seleção japonesa deixou seu vestiário no Khalifa International Stadium assim, impecável", escreveu a instituição no Twitter.
A ação dos torcedores também foi compartilhada e parabenizada pela Fifa em um post no Twitter. "Não são apenas três pontos que o Japão tem na bagagem. Depois de sua incrível vitória na Fifa World Cup, os torcedores da seleção japonesa ficaram para trás para ajudar a coletar garrafas plásticas e limpar o estádio", manifestou a instituição.
Essas atitudes fazem parte de um hábito milenar presente na cultura oriental chamado Oosouji, que consiste em realizar uma profunda limpeza nos lugares em que passaram com intuito de renovar o ambiente e como forma de respeito pelo uso do espaço.