Neste domingo (6) serão conhecidas as campeãs da edição de 2022 do Gauchão Feminino. Depois do empate em 1 a 1 no Beira-Rio, na ida, Grêmio e Inter fazem o duelo da volta, às 13h45min, na Arena. Sem gol qualificado, a decisão está em aberto. Quem vencer no tempo normal, garante a taça. Em caso de nova igualdade, a partida vai para os pênaltis.
A decisão é no estádio gremista em virtude da melhor campanha das comandadas da técnica Patrícia Gusmão. Além do bom aproveitamento, outro destaque nos números é a eficiência na defesa e no ataque. Até aqui, foram 59 gols em oito jogos. Por outro lado, apenas três sofridos durante o Estadual.
O desempenho foi construído com quatro vitórias e um empate logo na segunda fase, assegurando a ponta da tabela. No duelo de semifinais, foram duas goleadas e ampla superioridade contra o Elite. No primeiro jogo, em Ijuí, goleada por 8 a 0. Na volta, no Vieirão, novo placar elástico. Agora, por 12 a 0, com uma equipe alternativa.
Entre tantos gols anotados, dois nomes se destacaram: Cássia e Lais Estevam. Esta última, dona da camisa 9, igualou a artilharia com a companheira ao anotar o primeiro gol da decisão. Cada uma delas já marcou oito gols.
Inter volta a decidir título fora de casa
Esta será a segunda competição em que as Gurias Coloradas chegam até as fases decisivas. Anteriormente, no mês de setembro, a campanha no Brasileirão Feminino resultou em uma final inédita para o futebol feminino colorado e para o Rio Grande do Sul. Apesar da perda da taça para o Corinthians, o desempenho já confirmou a classificação para a disputa da Copa Libertadores de 2023.
No Estadual, ingressou a partir da segunda fase, e terminou como vice-líder, ficando atrás das rivais. Em cinco jogos, foram três vitórias e dois empates. Nas semifinais, reencontrou o Juventude, com quem havia ficado no 1 a 1 na etapa anterior. Mas, desta vez, a superioridade técnica se sobressaiu no mata-mata. Depois da vitória por 2 a 0, na ida, em Caxias do Sul, a confirmação da vaga à final veio com goleada por 4 a 0. Fabi Simões, Ju Ferreira, Lelê e Djeni construíram o placar.
No primeiro jogo da final, o time entrou em campo sem uma de suas principais referências: Duda Sampaio. A meio-campista sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e não recuperou-se a tempo. Coube à "Mulher Gre-Nal" ser decisiva em mais um clássico. Dos pés da camisa 7, foi criada a jogada que resultou no gol de Isabela, no último lance do jogo, deixando o clube vivo para a finalíssima.