Casper Ruud era um grande freguês de Andrey Rublev antes de os dois se enfrentarem no ATP Finals de 2021, há exatos 365 dias. Depois de cinco derrotas seguidas, o tenista desencantou naquele 19 de novembro e eliminou o russo. Neste sábado (19), ambos se reencontraram em clima de revanche e novamente o norueguês se impôs, despachando o oponente por 6/2 e 6/4. Neste domingo (20), ele disputa o título com o experiente sérvio Novak Djokovic.
Em grande temporada, Ruud, cabeça de chave número 3 no ATP Finals, precisou de 70 minutos para se garantir na decisão deste domingo, às 15h (horário de Brasília). A vaga poderia ter vindo ainda com mais facilidade, mas o norueguês acabou perdendo o serviço quando sacava para fechar a partida em duplo 6/2. A tensão falou mais alto, mas ele manteve a calma e se garantiu com 6/4, em pontos diretos no serviço.
Querendo se vingar da eliminação no ATP Finals do ano passado, Rublev começou a partida sacando bem e não teve problemas para confirmar seus dois primeiros serviços. Com 2 a 2, porém, até salvou dois break points, mas não conseguiu evitar a primeira quebra da partida.
O russo perdeu o saque e a paciência na parcial. Sem conseguir fazer mais nada no set, Rublev viu o norueguês confirmar os saques em pontos diretos e ainda quebrar novamente para abrir 1 a 0 com 6/2.
Precisando de reação no segundo set, Rublev largou da pior maneira possível, sofrendo duas quebras e ficando atrás em 4 a 0. Ruud sacava com eficiência e não dava chances ao potente sacador. Abriu 5 a 1 e sacou para fechar em 6 a 2, mas acabou quebrado em raro momento de concentração do oponente. Na segunda chance, não teve jeito. Pontos em série e festa logo no primeiro match point.
A final deste domingo será o quarto confronto entre Novak Djokovic e Casper Ruud. Nos três anteriores, o sérvio venceu e não cedeu um set sequer, duas vezes no Masters 1000 de Roma e uma no Finals de 2021, ainda na fase de grupos.