Pela terceira vez na história, o Atlântico está na final da Liga Nacional de Futsal. O time gaúcho empatou em 2 a 2 com o Cascavel-PR, nesta segunda-feira (31), no interior do Paraná, e eliminou o time da casa diante de um ginásio completamente lotado. Como havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, em Erechim, o Atlântico tinha a vantagem do empate.
Atual campeão da Liga e da Libertadores, o Cascavel abriu o placar com menos de um minuto de jogo, com Ernani. Ainda no primeiro tempo, o Atlântico empatou com Serginho. Ele cobrou um lateral direito no gol. Ao tentar defender, o goleiro Di Fanti desviou a bola para dentro do próprio gol.
No segundo tempo, Jorginho colocou os paranaenses em vantagem novamente e encaminhava o jogo para a prorrogação. Mas faltando 4min23seg para zerar o cronômetro, Serginho, o grande nome do Atlântico, cobrou tiro livre no ângulo e empatou outra vez. Os minutos finais foram de pressão total do Cascavel. Com direito a tiro livre faltando seis segundos para o término da partida. Mas João Paulo defendeu, e a vaga na decisão foi confirmada para os gaúchos.
A final vai ser contra o Corinthians-SP, que na sexta-feira (28) empatou com o Jaraguá-SC em 1 a 1 e eliminou o time catarinense. As datas ainda vão ser divulgadas pela Liga Nacional, mas é certo que o primeiro jogo ocorre em São Paulo, e o decisivo, em Erechim. Vice-campeão em 2005 e em 2018, o Atlântico tenta um título inédito. Já o Corinthians, que também chega a sua terceira final, foi campeão em 2016 e vice em 2020.